Agenda esportiva da TV (01/07)

6/30/2014 09:41:00 PM

13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Argentina x Suíça - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Bélgica x Estados Unidos - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, WNBA: New York Liberty x Tulsa Shock - WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Basquete, WNBA: Connecticut Sun x San Antonio Silver Stars - WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, WNBA: Atlanta Dream x Indiana Fever - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, WNBA: Los Angeles Sparks x Chicago Sky - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Para não perder audiência na Copa, Globo instala TVs em bares

6/30/2014 08:08:00 PM

Se não pode com eles, junte-se a eles. Como a Globo não consegue driblar a reunião cada vez maior de espectadores em torno de TVs em bares e restaurantes durante a Copa do Mundo, a emissora resolveu “presentear” alguns estabelecimentos comerciais com televisores com sinal em alta definição.

Trata-se do projeto “Estádio TV”, que disponibiliza desde o início do Mundial televisores HD a mais de 50 locais da capital e da Grande São Paulo.

A Folha apurou que a emissora escolheu alguns estabelecimentos e centros comunitários e esportivos para participar do projeto.

Bares, restaurantes, pizzarias, mercadões, festas italianas e ginásios ganharam aparelhos de TV durante a Copa do Mundo.

A escolha dos locais obedeceu a dois critérios: espaços que não tinham televisores —ou um bom sinal de TV— e locais que não cobram pela entrada de clientes.

O canal informa que os estabelecimentos não têm a obrigação de deixar os aparelhos ligados durante todo o dia, mas o bom senso recomenda que, nesses espaços, a Copa seja assistido na TV Globo. Assim que o Mundial acabar, os televisores serão retirados.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Datena revela não esconder lado torcedor nas transmissões da Copa

6/30/2014 08:01:00 PM

Sem narrar uma partida de futebol havia 12 anos, desde que passou a se dedicar exclusivamente aos programas policiais, José Luis Datena é uma das atrações da Band na Copa de 2014. Nesta terça-feira (01), vai narrar uma partida importante, entre Argentina e Suíça, valendo vaga para as quartas de final.

Datena é daqueles narradores que não esconde em momento algum que está torcendo abertamente por um dos lados da disputa. “Não torço contra o Brasil nem a favor da Argentina”, explica.

Imagine como será a narração da partida de amanhã: “É evidente que vai aparecer, em algum momento, que torço contra. No íntimo quero que o placar seja Suíça 8 a 0.” O narrador diz que, se pudesse, faria “uma torcida absolutamente contra a Argentina”, mas há um pequeno problema: o diretor da Band, Diego Guebel, é argentino.

O apresentador do “Brasil Urgente” já narrou quatro partidas da Copa na Band, entre as quais Espanha x Chile e Alemanha x Portugal. Também tem narrado jogos na Band Sports, como fez no último sábado, de Brasil x Chile.

“Torci descaradamente para o Brasil”, reconhece. “Mas fomos críticos na narração. Falei duas ou três vezes que o Brasil não jogava nada”. É uma questão de princípio, explica: “Jamais vou torcer contra o Brasil. Nem quando o Dunga foi técnico torci contra”, diz, revelando que não gosta do técnico da seleção brasileira de 2010.

Na sua visão, não há problema alguma em ser parcial numa narração de partida de Copa do Mundo. O problema é outro, diz. “Existe uma grande diferença entre torcer e ser chato. Narrador pode torcer, não pode ser chato. E tem tantos aí… Também tem cara que é chato sem torcer.”

Datena acha que as pessoas confudem o apoio à seleção brasileira com apoio político. São coisas diferentes, esclarece: “O Brasil tem problemas sociais graves. Com Copa ou sem Copa, os problemas vão continuar. Na hora do jogo de futebol, vou torcer pro Brasil”.

E lembra de seu ídolo, Luciano do Valle (1947-2014). “O Luciano era o maior torcedor. Entrava dentro de quadra em jogo de vôlei. Mandava colocar a bandeira na janela”. Aliás, o narrador conta que tem procurado homenagear o mestre nas suas transmissões, usando termos que Luciano usava, como “defesaço”, entre outros.

Ouvindo muitos elogios ao trabalho na Copa, Datena observa, bem a seu estilo: “Estou até estranhando tanta gente falando bem de mim”.

Com informações do UOL Esporte.

Osmar de Oliveira passará por mais um procedimento médico nesta terça-feira

6/30/2014 07:13:00 PM

O médico e comentarista da Band Osmar de Oliveira será submetido a um procedimento, na próxima terça-feira, para colocação de cateteres para auxiliar o funcionamento da bexiga.

De acordo com seu irmão, César de Oliveira, o processo deve aumentar o tempo de permanência dele no hospital. “Mas continuamos com fé e acreditando que ele vai se recuperar”, reiterou César, que também é médico.

Doutor Osmar está internado na UTI do Hospital AC Camargo, na capital paulista, e no último sábado assistiu à vitória do Brasil contra o Chile, nos pênaltis, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. "Ele criticou o nosso meio-campo", afirmou Cesar de Oliveira.

Com informações do Mundo Band.

Agenda esportiva da TV (30/06)

6/30/2014 03:22:00 PM

9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: França x Nigéria - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Alemanha x Argélia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Tampa Bay Rays - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Kajuru se afasta temporariamente da TV para se candidatar a deputado federal

6/30/2014 02:59:00 PM


O Esporte Interativo não tem mais Jorge Kajuru em sua programação, ao menos por três meses. Seu último programa "O Incrível Kajuru - O Outro Lado da Copa" foi exibido na sexta (27) não porque tenha pedido demissão e nem por ter sido demitido, mas por decidir concorrer à Câmara dos Deputados por Goiás e porque a lei eleitoral obriga os candidatos a já se retirarem do ar.


Disse ele no Twitter que, se for eleito, será o primeiro deputado da história a ser monitorado pois uma TV transmitirá o dia-a-dia dele 24 horas ao vivo. Afirmou ainda que desistirá da política se aparecer uma emissora interessada em tê-lo nos seus quadros e o que permita dizer tudo que pensa, mas tudo mesmo sobre todos, e que também não seguirá carreira política se um patrocinador sério quiser anunciar na sua TV na internet por R$ 6 mil mensais, que é o valor que diz precisar para viver.

Kajuru chegou ao E+I em janeiro de 2010 e já apresentou programas como "Kajuru Sob Controle".

Com informações do site NaTelinha.

Loco Abreu deixa ESPN Brasil e não comentou eliminação uruguaia

6/29/2014 06:36:00 PM

A Colômbia venceu o Uruguai neste sábado (28), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) e será o próximo adversário do Brasil. O momento mais esperado das transmissões era o duelo do colombiano Freddy Rincón e do uruguaio Loco Abreu nos comentários da ESPN Brasil, mas o último, jogador ainda em atividade, teve que se apresentar ao Rosário Central, da Argentina, e não participa mais das transmissões do Mundial.

Mais comedido e nervoso do que nos outros jogos, Rincón não gritou por cima de Rogério Vaughan, como fez nos dois últimos jogos com Cledi Oliveira. "Rincón está com o coração acelerado, nem pisca aqui na cabine", disse o narrador no segundo tempo.

O público lamentou a ausência de Abreu nas redes sociais. "Uma pena que Loco Abreu já foi pra casa. Imagina o duelo dele com Rincón na transmissão da ESPN?", disse, no Twitter, Ricardo Henriques. Muitos também não sabiam que o atacante já havia se despedido durante a semana e questionaram o que havia acontecido. "Será que a ESPN não colocou Rincón e Loco Abreu juntos para comentar com medo da treta?", perguntou a usuária @KarolRohz.

Fonte: Notícias da TV

SporTV transmite Copa do Mundo em 4K ao vivo para 100 assinantes

6/29/2014 06:32:00 PM
Crédito: Carol Santini/Divulgação

A Net e o canal Sportv fizeram neste sábado (28) a primeira transmissão de TV 4K do país. O sinal de altíssima resolução de Colômbia x Uruguai, pela Copa do Mundo, foi captado ao vivo em cem pontos de recepção em cidades brasileiras. Foi a primeira vez em que assinantes de TV paga puderam acompanhar a uma transmissão experimental de Ultra HD (ou 4K) em suas próprias casas. A experiência será repetida mais duas vezes nesta Copa.

Durante a semana passada, a Net anunciou em seu canal de acesso o cadastramento de assinantes que gostariam de acompanhar em casa essa primeira transmissão, diretamente do Maracanã. "Só em São Paulo, recebemos mais de 150 solicitações", diz João Cesar Padilha Filho, da área de Marketing e Gestão de Conteúdo da operadora.

A exigência era que o assinante já tivesse em casa um televisor 4K, que revela todo o detalhamento e profundidade das imagens do jogo na resolução de 3.840 por 2.160 pixels, quatro vezes superior à Full HD. Os selecionados receberam em casa um decodificador experimental, já preparado para processar os sinais em definição Ultra HD, algo que não é possível fazer com os modelos atuais.

O sinal captado por câmeras de 4K no Rio de Janeiro foi distribuído via satélite para São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Fortaleza, Campinas, Curitiba e Recife. Por fibra óptica, chegou aos cem decodificadores. Não há estimativa de quantas pessoas assistiram à transmissão deste sábado, já que os pontos de recepção incluíram locais públicos e casas de assinantes. Em São Paulo, a transmissão da Net para a mídia especializada reuniu cerca de 50 convidados.

Até o final da Copa, mais dois jogos serão transmitidos ao vivo em 4K pela Net. Ambos serão no Maracanã, onde foi montada toda a infra-estrutura necessária para a captação das imagens pela Fifa e pela Globosat. O próximo jogo está marcado para o dia 4 de julho, às 13h (quartas de final). O outro será a final, dia 13.

Rostos perfeitos na arquibancada

Sim, é diferente ver um jogo da Copa do Mundo em Ultra HD. O detalhamento e a profundidade das imagens são os pontos que mais chamam a atenção. Até os enquadramentos são diferentes. Na transmissão do Maracanã, com menos câmeras do que a da transmissão convencional da Fifa, foram privilegiados os planos abertos.

Dá para identificar qualquer imperfeição no campo, por menor que seja, como os pequenos buracos abertos no gramado. Mas o ponto alto é a clareza como se vê os rostos e os movimentos de cada torcedor na arquibancada, mesmo nas tomadas de câmera mais abertas. A precisão é muito superior à das imagens em HD.

O segredo está no número de pontos (pixels) de formação da imagem Ultra HD. São mais de 8 milhões, contra pouco mais de 2 milhões das transmissões em HD. É isso que permite que o telespectador se aproxime ao máximo da tela do televisor, sem que a imagem perca sua nitidez.

A desvantagem do 4K é o delay. Como o sinal é mais robusto (ocupa 30 gigabits por segundo, quase o triplo do HD), ele demora mais para chegar na casa do telespectador. Na transmissão deste sábado, estava três segundos atrasado em relação a transmissão em HD do Sportv. A transmissão em 4K também não contou com a câmera aérea, um dos grandes diferenciais da Copa, além da super câmera lenta.

Fonte: Notícias da TV

Globo cresce até 250% no sábado à tarde com Brasil x Chile

6/29/2014 06:28:00 PM

A Globo está festejando os números da Copa do Mundo. Embora o dramático Brasil x Chile tenha registrado a menor média preliminar até agora (33,9 pontos), isso representa um crescimento de 209% em relação ao que a emissora registra no horário (13h01 às 15h56 dos sábados) na Grande SP. Durante o jogo, 61% dos televisores ligados do maior mercado do país estavam sintonizados na Globo.

O melhor resultado nas capitais foi no Recife, com 44 pontos. Em Belo Horizonte, onde a partida foi disputada, o crescimento em relação à média dos sábados anteriores foi de 250%.

Veja dados preliminares divulgados pela emissora, que tem o procedimento de arredondar números do Ibope:

São Paulo: 34 pontos com 61% de participação nas TVs ligadas, crescimento de 209% em relação à faixa horária.

Rio de Janeiro: 37 pontos com 71% de participação, crescimento de 146%.

Recife: 44 pontos com 75% de participação, crescimento de 238%.

Brasília: 38 pontos com 70% de participação, crescimento de 216%.

Belo Horizonte: 35 pontos com 72% de participação, crescimento de 250%.

Audiência na Band

Brasil x Chile ainda rendeu 10,2 pontos à Band, segundo dados preliminares da Grande São Paulo. No horário, o SBT marcou 1,4 ponto e a Record, 1,1.

Fonte: Notícias da TV

Agenda esportiva da TV (29/06)

6/28/2014 08:13:00 PM

8:30 - Velocidade, DTM: etapa de Norisring - BANDSPORTS
9:30 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: finais masculinas da etapa da Noruega - SPORTV2
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Holanda x México - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Golfe, Quicken Loans National: última rodada - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Costa Rica x Grécia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
20:00 - Futebol Americano, CFL: Saskatchewan Roughriders x Hamilton Tiger-Cats - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Velocidade, Fórmula Indy: segundo GP de Houston - BANDSPORTS (gravado)
21:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Boston Red Sox - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
21:15 - Velocidade, Rolex Sports Car Series: 6 Horas de Watkins Glen - FOX SPORTS 2 (gravado)

Galvão Bueno virou torcedor novamente no drama do Brasil contra o Chile

6/28/2014 06:37:00 PM

Nas três primeiras partidas da seleção brasileira, Galvão Bueno adotou tom mais discreto que em Copas anteriores (com exceção aos momentos de brilho do "menino Neymarrrrrrr..."). Mas quando as oitavas começaram e o Chile encurralou a seleção brasileira no Mineirão, o narrador da Rede Globo se exaltou e cometeu gafes como nos bons e velhos tempos. Logo no início da partida, Galvão Bueno deu uma de suas tradicionais avaliações ao dizer que Hulk vinha fazendo uma partida excepcional, minutos antes de o atacante falhar no gol do Chile. O narrador, inclusive, omitiu que Hulk errou na jogada e, não fosse por um comentário de Casagrande, o autor do passe errado não seria identificado na transmissão.

Na medida em que o jogo ficava tenso, Galvão virou só torcedor. Em dois lances controversos envolvendo Hulk, Galvão Bueno viu pênalti não marcado pelo inglês Howard Webb. “Arbitragem desastrosa, ele prejudicou o Brasil em dois lances.” O comentarista de arbitragem Arnaldo César Coelho teve a mesma impressão, mas foi um pouco mais moderado. “É difícil afirmar se a bola bateu na mão ou no peito de Hulk.”

Galvão Bueno sempre teve o hábito de dizer o que os jogadores devem fazer em campo, mas, no segundo tempo, estava especialmente inspirado. “Não pode parar para ficar pedindo impedimento”, falou em crítica a Thiago Silva e David Luiz, dois dos zagueiros mais respeitados da Europa. “Tem de botar medo neles”, foi a frase repetida a cada investida do ataque brasileiro.

Com Galvão falante como sempre, o comentarista Ronaldo fez intervenções curtas e pouco relevantes. E só surpreendeu ao criticar Neymar, o principal cliente de sua agência de marketing esportivo. “Curioso, o Neymar não tocou na bola no segundo tempo.” Na prorrogação da partida, Galvão abusou do bordão “haja coração” e não economizou nas críticas à postura assustada da seleção. E no fim encheu a bola do goleiro Júlio César, principal personagem da partida.

Fonte: Veja Online

Agenda esportiva da TV (28/06)

6/27/2014 08:34:00 PM

6:00 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: etapa da Holanda - SPORTV3
6:35 - Rúgbi, Super Rugby: Waratahs x Brumbies - ESPN
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
11:00 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: finais de etapa a confirmar - SPORTV3
12:00 - Rúgbi, Amistoso: África do Sul x Escócia - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Brasil x Chile - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Golfe, Quicken Loans National: terceira rodada - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Velocidade, AMA Motocross: etapa de Blountville - WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Colômbia x Uruguai - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol Americano, CFL: BC Lions x Edmonton Eskimos - WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Velocidade, Nascar Sprint Cup: etapa do Kentucky - FOX SPORTS 2
20:30 - Velocidade, Fórmula Indy: primeiro GP de Houston - BANDSPORTS (gravado)
21:05 - Futebol Americano, AFL: Iowa Barnstormers x Philadelphia Soul - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Boxe, Peso Leve da OMB: Terence Crawford x Yuriorkis Gamboa - SPORTV3
22:00 - Futebol Americano, AFL: Cleveland Gladiators x Tampa Bay Storm - WATCH ESPN (Internet)
23:30 - Futebol Americano, AFL: San Jose Sabercats x Arizona Rattlers - WATCH ESPN (Internet)

Globo marca baixa audiência com últimos jogos da primeira fase da Copa do Mundo

6/27/2014 08:28:00 PM

EUA x Alemanha cravou 18 pontos no Rio e fez a faixa crescer em cinco pontos. Em São Paulo, a partida obteve 14 de média, um crescimento de quatro pontos. Já Argélia x Rússia marcou 18 (RJ) e 15 (SP) e diminuiu um ponto a audiência em comparação com as quatro semanas anteriores.

Já a Band registrou média de 4 pontos com EUA x Alemanha e 5 com Argélia x Rússia em São Paulo.

Fonte: Patrícia Kogut

Globo e Band registram aumento de audiência da Copa do Mundo de 2010 para 2014

6/27/2014 08:18:00 PM

Ter a Copa do Mundo no Brasil mudou o comportamento do brasileiro no que diz respeito à TV. De 2010 para 2014, caiu a audiência dos jogos da seleção brasileira, o que não quer dizer que tenham também recuado as demais partidas. Pelo contrário. Globo e Bandeirantes registram aumentos de 29% e 18%, respectivamente, no Ibope.

Nesta edição, os primeiros 32 jogos, as duas primeiras rodadas da fase de grupos, tiveram uma média de 19,9 milhões de telespectadores ligados na Globo no país inteiro por partida e 2,6 milhões na Bandeirantes. Quatro anos atrás, a Globo fechou com 15,4 milhões, e a Band, 2,2 milhões. A primeira fase ainda está sendo calculada.

Com a seleção em campo, o Ibope caiu de um torneio para outro. A Band havia marcado uma média de 5,4 milhões de telespectadores com a estreia do Brasil em 2010, contra a Coreia do Norte, e recuou para 4,5 milhões no Brasil x Croácia que abriu a Copa de 2014. Os 5,4 milhões que viram Brasil x Costa do Marfim em 2010 também foram maiores do que os 4,4 milhões que assistiram a Brasil x México em 2014.

A Copa sediada no próprio país aumentou a quantidade de brasileiros que vai a fan fests, bares e reuniões familiares para fazer festa e assistir à seleção. Aglomerações reduzem o número de TVs ligadas. Era previsível. Por outro lado, o fato de a competição acontecer em casa elevou o interesse do brasileiro por jogos de outras seleções.

Globo e Band agradecem.

Fonte: Máquina do Esporte
Agenda esportiva da TV (27/06)

Agenda esportiva da TV (27/06)

6/26/2014 09:55:00 PM

7:35 - Velocidade, Mundial de Motovelocidade: treino de etapa a confirmar - SPORTV3
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
15:00 - Vôlei, Liga Mundial: Sérvia x Bulgária - SPORTV
15:30 - Golfe, Quicken Loans National: segunda rodada - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Radicais, X-Fighters: etapa de Madrid - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Boston Red Sox - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Amistoso: Cruzeiro x América do México - SPORTV2

Datena pede para tirar áudio de torcedores na transmissão de EUA x Alemanha

6/26/2014 09:33:00 PM

Na partida entre Estados Unidos e Alemanha, nesta quinta (26), em Recife (PE), José Luiz Datena deu recado no ar para a equipe técnica da Band tirar o áudio de torcedores alemães e norte-americanos gritando durante a transmissão: “Pode tirar um pouquinho de fundo do ouvido do Datenão porque eu não preciso ficar ouvindo torcida gritar”, disse, bem-humorado.

Logo depois, agradeceu: “Obrigado. Nossa técnica é maravilhosa, ficou muito melhor”. Em seguida, Datena justificou: “Eu não quero ficar ouvindo alemães e americanos gritar, até porque eles estão turbinados”.

Afiado como sempre, o apresentador do Brasil Urgente fez seus trocadilhos, estava preocupado com o jogo entre Portugal e Gana, pois tinha torcido bastante pela seleção de Cristiano Ronaldo no último domingo (22).

Fonte: Notícias da TV

Globo teve baixa audiência com eliminação da Itália na Copa do Mundo

6/26/2014 09:26:00 PM

A última terça-feira (24) teve vitória do Uruguai sobre a Itália, resultado que culminou na eliminação da seleção italiana ainda na primeira fase, e goleada da Colômbia contra o Japão. O futebol, como parece ser regra neste Mundial, foi bom, mas não empolgou a audiência tanto quanto outras partidas.

Prepare-se para os números. Em São Paulo, a despedida italiana marcou 15 pontos e 44% de participação sobre todas as TVs ligadas – a Globo teve 12 pontos e 35%, e a Bandeirantes, três pontos e 9%. Já a classificação colombiana registrou 20 pontos e 41% – dos quais a Globo obteve 15 pontos e 31%, e a Band, cinco pontos e 10%.

Os números são superiores aos que o futebol nacional costuma render e também estão acima da programação normal. A Globo, com Uruguai x Itália, conseguiu 33% mais audiência do que tem de média para uma tarde de terça-feira. Mas estão entre os mais baixos desta Copa. O share mais baixo na Grande São Paulo até aqui foi de 41%, comum entre jogos de seleções pouco populares, como Irã, Honduras, Rússia, Nigéria, Equador e Coreia do Sul.

No Rio de Janeiro, aconteceu o mesmo. A classificação uruguaia teve 20 pontos e 47% da audiência – a Globo marcou 18 pontos com 42%, e a Band, dois pontos com 5%. E o jogo da Colômbia com o Japão registrou 22 pontos e 45% – com 20 pontos e 41% da Globo e dois pontos e 4% da Band.

As audiências desses dois jogos ficaram muito próximas das mais baixas até aqui em número de televisores sintonizados. Honduras x Equador e Coreia do Sul x Argélia tiveram 44% cada uma. Como os jogos acontecem em dias e horários distintos, comparar as participações sobre todas as TVs é mais correto do que somente os pontos.

Cada ponto no Ibope equivale a 65.201 domicílios sintonizados em São Paulo e 39.600 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.

Fonte: Mídia Esporte

Agenda esportiva da TV (26/06)

6/25/2014 10:11:00 PM
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2 (muda às 12:40 para o SporTV3)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Alemanha x Estados Unidos - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Portugal x Gana - SPORTV2, ESPN, ESPN+, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Argélia x Rússia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Bélgica x Coreia do Sul - SPORTV2, ESPN, ESPN+, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol Americano, CFL: Winnipeg Blue Bombers x Toronto Argonauts - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Golfe, Quicken Loans National: primeira rodada - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Futebol Americano, AFL: Portland Thunder x New Orleans Voodoo - WATCH ESPN (Internet)

Alex Escobar faz menos brincadeiras na transmissão de Nigéria x Argentina

6/25/2014 10:10:00 PM

Alex Escobar continua dividindo a opinião dos telespectadores. Ele narrou pela Globo a vitória da Argentina sobre a Nigéria nesta quarta (25), em Porto Alegre (RS). A impressão é que, após as partidas iniciais, Escobar tem feito alguns ajustes em seu estilo de narração, com menos trocadilhos infames e menos gritos na hora do gol.

Mas os gracejos característicos do narrador ainda estão lá. Globo, Band e BandSports não transmitiram a partida, exibindo Nigéria e Argentina. “Esse cara é muito alto, tem 1,94m. Só de perna deve ter 1,80m”, exagerou sobre um jogador nigeriano. Em outro lance, assoprou três vezes no microfone, imitando o que o goleiro da Nigéria teria feito em jogada da Argentina.

O jornalista Fernando Rocha, apresentador do Bem Estar, da Globo, defendeu o colega no Twitter. “Muito boa a narração do Alex Escobar no jogão da Argentina e Nigéria”. Gustavo Ramos, também na rede social, gostou. “Alex Escobar é engraçado até narrando”.

“Por favor, aposentem o Galvão e coloquem o Alex Escobar fazendo piadas em seu lugar”, pediu Nathália Nunes. Enquanto isso, Renan Oliveira reclamou: “Narração de um jogo da Argentina com o Alex Escobar é triste”. “Bem que o Alex Escobar poderia voltar para os comentários, seria o maior ganho dessa Copa”, emendou Luiz Otávio

Fonte: Notícias da TV

Luis Roberto faz piada maliciosa na transmissão de Equador x França

6/25/2014 10:01:00 PM

Equador e França não saíram do zero no Maracanã, nesta quarta (25). Na transmissão da Globo, chamou mais atenção uma piada maliciosa do locutor Luís Roberto de Múcio. Quando um jogador do Equador se machucou e colocou uma touca na cabeça, o comentarista Juninho Pernambucano disse: "Aquela touquinha é ruim para quem tem cabeça grande, como a minha". O narrador riu e comentou: "Ah, é grande a cabeça, Juninho?".

O "lance", evidentemente, teve diversas menções nas redes sociais. "Luís Roberto perguntando se a cabeça do Juninho é grande. Não deu pra não rir", disse Leonardo Dahi, no Twitter.

Fonte: Notícias da TV
Globo e Band marcam boas audiências com Brasil x Camarões pela Copa do Mundo

Globo e Band marcam boas audiências com Brasil x Camarões pela Copa do Mundo

6/25/2014 01:01:00 PM
Brasil goleou Camarões por 4 a 1 com dois gols de Neymar

Brasil x Camarões rendeu à Globo 40 pontos e 71% de share no Rio e 37 com 62% em São Paulo. O índice fez crescer 19 e 20 pontos, respectivamente, a audiência da faixa em comparação com as semanas anteriores. A Band, que também exibiu a partida, teve seis (RJ) e dez (SP). Os números são dados consolidados do Ibope.

As informações são do blog de Patrícia Kogut, do site O Globo.

Confira as audiências na Grande São Paulo dos jogos realizados de sexta (20) à terça-feira (24):

Sexta (20)
Costa Rica x Itália - 14,7 na Globo e 3,9 na Band
França x Suíça - 15,5 na Globo e 4,2 na Band
Equador x Honduras - 16,9 na Globo e 4,5 na Band

Sábado (21)
Argentina x Irã - 14,5 na Globo e 4,2 na Band
Alemanha x Gana - 16,9 na Globo e 5,4 na Band
Nigéria x Bósnia - 18,9 na Globo e 4,6 na Band

Domingo (22)
Bélgica x Rússia - 13,4 na Globo e 5 na Band)
Argélia x Coreia do Sul - 15,8 na Globo e 6,1 na Band
Estados Unidos x Portugal - 20,4 na Globo e 5,8 na Band

Segunda (23)
Holanda x Chile - 16,2 na Globo e 4,7 na Band

Terça (24)
Itália x Uruguai - 12 na Globo e 3 na Band
Japão x Colômbia - 14,3 na Globo e 4,1 na Band

Agenda esportiva da TV (25/06)

6/25/2014 12:37:00 PM
8:30 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2 (muda às 13:00 para o SporTV3)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Argentina x Nigéria - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Irã x Bósnia - SPORTV2, ESPN BRASIL, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Suíça x Honduras - GLOBO, SPORTV2, ESPN, ESPN+, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: França x Equador - BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
20:30 - Futebol, Campeonato Paraibano: Botafogo x Campinense (final, ida) - ESPORTE INTERATIVO NORDESTE
21:00 - Beisebol, MLB: Texas Rangers x Detroit Tigers - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Agenda esportiva da TV (24/06)

6/23/2014 09:20:00 PM
8:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2 (muda às 13:00 para o SporTV3)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Itália x Uruguai - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Costa Rica x Inglaterra - SPORTV, ESPN, ESPN+, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Japão x Colômbia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Grécia x Costa do Marfim - SPORTV, ESPN, ESPN+, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Futebol, Amistoso: a confirmar - SPORTV2

Datena torce por Portugal e vai à loucura no empate da seleção

6/23/2014 02:08:00 PM
Crédito: Divulgação / TV Bandeirantes

José Luiz Datena estava inspirado na transmissão do empate entre Estados Unidos e Portugal, neste domingo (22), fechando a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O narrador da Band torceu abertamente por Portugal, foi à loucura no gol de empate lusitano e fez diversas piadas durante a partida.

Leia também:
José Luiz Datena é criticado por 'torcer' pela Itália em transmissão

"Estou torcendo por um gol português para botar fogo no barraco", disse, quando o jogo ainda estava empatado. "Tem clima para Portugal meter um golzinho. Não é nem torcida", disfarçou, pouco depois. 'É uma pena que Portugal está se despedindo da Copa. Mas o mérito é todo o norte-americano', falou, decepcionado, perto do fim do jogo.

O gol de empate de Portugal, aos 48 minutos do segundo tempo, no último lance do duelo, deixou o narrador em êxtase. "É gol português, é gol português', gritava Datena, com muita força. Logo depois, no entanto, murchou um pouco: "É uma pena, porque Estados Unidos e Alemanha jogam pelo empate e devem eliminar Portugal. Mas foi o resultado justo".

Nas redes sociais, internautas reclamaram do fato, assim como na transmissão do jogo entre Itália e Costa Rica. "Datena é pé-frio demais. Ficou torcendo por Portugal. Bem feito", disse Ezequias Viana no Twitter. "O Datena torcendo descaradamente para Portugal não dá para aguentar. Mudando de canal", protestou Fábio Meneghin.

Datena também fez piadas e trocadilhos durante o jogo. “Aqui em São Paulo, o Altidore não jogava, pois o Kassab mandou tirar todos”, disse, se referindo ao jogador norte-americano e à proibição de outdoors na capital paulista.

Fonte: Notícias da TV

Agenda esportiva da TV (23/06)

6/22/2014 09:19:00 PM
8:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2 (muda às 13:00 para o SporTV3)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Holanda x Chile - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Austrália x Espanha - SPORTV2, ESPN, ESPN+, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Brasil x Camarões - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
17:00 - Futebol, Copa do Mundo: Croácia x México - SPORTV2, ESPN, ESPN+, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Milwaukee Brewers x Washington Nationals - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Globo define próximas transmissões ao vivo da Copa do Mundo

6/22/2014 09:00:00 PM

A Rede Globo já definiu as partidas da última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo que vai transmitir ao vivo. A emissora vai exibir por dia duas partidas ao vivo às 13h e 17h e os demais vão ser mostrados em compactos na madrugada.

Leia também:
Vídeo: Fernanda Gentil aparece com celular ao vivo na Globo

Confira:

Segunda, 23/06
13h00, Holanda x Chile - Cléber Machado, Júnior e Leonardo Gaciba
17h00, Camarões x Brasil - Galvão Bueno, Walter Casagrande, Arnaldo César Coelho e Ronaldo
(Austrália x Espanha e Croácia x México em compacto a partir das 3h30)

Terça, 24/06
13h00, Itália x Uruguai
17h00, Japão x Colômbia - Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba
(Grécia x Costa do Marfim e Costa Rica x Inglaterra em compacto a partir de 1h50)

Quarta, 25/06
13h00, Nigéria x Argentina
17h00, Honduras x Suíça
(Bósnia x Irã e Equador x França em compacto a partir de 1h50)

Quinta, 26/06
13h00, Estados Unidos x Alemanha ou Portugal x Gana
17h00, Coreia do Sul x Bélgica ou Argélia x Rússia
(Compacto dos jogos a partir de 1h50)

Téo José critica falta de organização no Maracanã; assista o vídeo

6/22/2014 04:51:00 PM
Foto: Instagram/Téo José

O narrador Téo José, da Band, esteve no estádio do Maracanã neste domingo para cobrir a partida entre Bélgica e Rússia, pela Copa do Mundo. E, ao ser abordado por um jornalista do UOL, reclamou do tratamento dado aos profissionais de imprensa.

"A coisa tá feia no Maracanã. Tá muito desorganizado, pouca informação", disse Téo, que ainda apontou o estádio do Rio de Janeiro como um dos mais ruins dessa Copa. "Dos estádios que eu fui, é um dos piores", completou.

Por outro lado, o narrador elogiou os estádios de Belo Horizonte e Manaus, onde ele narrou algumas partidas desta Copa.

Veja o vídeo:

Osmar de Oliveira melhora estado de saúde e deve sair da UTI

6/22/2014 04:12:00 PM

O médico e comentarista da Band Osmar de Oliveira deve deixar a UTI do Hospital AC Camargo, no bairro da Liberdade, região central de São Paulo, ainda neste domingo.

De acordo com seu irmão, César, que também é médico "a tendência é que ele assista o jogo do Brasil já no quarto nesta segunda-feira".

Pela progressão da recuperação é provável que até o fim da semana Osmar de Oliveira receba alta hospitalar.

Doutor Osmar, médico, jornalista e também conhecido por ser torcedor do Corinthians teve complicações no seu quadro de saúde após passar por um procedimento cirúrgico. Ele está em tratamento por conta de um tumor na próstata.

Fonte: Band.com.br

Vídeo: Fernanda Gentil aparece com celular ao vivo na Globo

6/22/2014 02:34:00 PM
Reprodução / Rede Globo

Durante o intervalo do jogo entre Bélgica e Rússia, a repórter Fernanda Gentil entrou ao vivo na Globo para dar informações da seleção brasileira. Mas ao ser chamada pela apresentadora Cristiane Dias, Gentil estava distraída mexendo no celular.

“Muito boa tarde para você e pode sair desse celular garota! Fernandinha, cabelos ao vento, agora as novidades da seleção com você”, chamou Cristiane Dias.

“Estava me inteirando o que estava acontecendo quando ouço sua voz, até larguei o celular, espero que não tenha quebrado. Não, não quebrou não…”, respondeu Fernanda Gentil, com seu habitual jogo de cintura.

Após conceder o boletim das atividades realizadas pelos comandados de Felipão, a repórter fechou sua participação fazendo uma gracinha com o episódio.

“Da próxima vez me chama um pouquinho antes pra eu me preparar, não pegar o celular e tal”, brincou.

Assista o vídeo:


Fonte: UOL

Agenda esportiva da TV (22/06)

6/21/2014 10:22:00 PM
4:25 - Velocidade, GP3: segunda etapa da Áustria - SPORTV2
5:25 - Velocidade, Mundial de Superbike: primeira bateria da etapa da Itália - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
5:35 - Velocidade, GP2: segunda etapa da Áustria - SPORTV2
6:35 - Velocidade, Mundial de Superbike: etapa Supersport da Itália - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
6:45 - Velocidade, Supercopa Porsche: etapa a confirmar - SPORTV2
8:05 - Velocidade, Mundial de Superbike: segunda bateria da etapa da Itália - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
9:00 - Velocidade, Fórmula 1: GP da Áustria - GLOBO
9:10 - Velocidade, Mundial de Superbike: etapa Superstock da Itália - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
11:20 - Vôlei de Praia, Circuito Mundial: etapa a confirmar - SPORTV2
12:00 - Judô, Grand Prix: etapa de Budapeste - ESPORTE INTERATIVO e SPORTV3
13:00 - Futebol, Copa do Mundo: Bélgica x Rússia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
14:00 - Basquete, WNBA: Chicago Sky x Tulsa Shock - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Copa do Mundo: Coreia do Sul x Argélia - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Golfe, Travelers Championship: última rodada - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Copa do Mundo: EUA x Portugal - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS, FOX SPORTS, FOX SPORTS 2, GLOBOESPORTE.COM (Internet) e WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Angels x Texas Rangers - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Natação, Circuito Norte-Americano: várias provas - SPORTV2

Assessor de imprensa de Felipão trabalha na Copa com credencial da Globo

6/21/2014 10:18:00 PM

O assessor de imprensa de Luiz Felipe Scolari, Acaz Felleger, está trabalhando na Copa do Mundo credenciado pelas Organizações Globo. Sob a alegação de que não está a serviço do técnico durante a competição, o profissional diz estar a serviço do Sportv para fazer "consultoria e produção de conteúdo".

O canal é o braço de esporte da emissora na TV fechada. A Globo foi a primeira TV a entrevistar Scolari na Granja Comary, com o programa "Encontro", da jornalista Fátima Bernardes. Ele também atendeu com exclusividade Band e Fox Sports, emissoras concorrentes. Depois, outros programas da Globo, do entretenimento ao jornalismo, também falaram de forma exclusiva com o treinador. Um deles, o "Caldeirão do Huck", parou o treino da seleção para que o apresentador Luciano Huck pudesse gravar uma reportagem em campo.

O UOL Esporte apurou que o suposto trabalho como "freelancer" no canal de TV fechada foi, na verdade, uma estratégia para que Acaz Felleger pudesse trabalhar normalmente na Copa do Mundo. Em 2014, ao contrário do que aconteceu em outras oportunidades, o COL (Comitê Organizador Local) tem feito jogo duro para liberar credenciais para assessores de imprensa – via de regra, todos são vetados.

Para não correr o risco de perder a competição, Acaz conseguiu entrar em uma vaga das Organizações Globo, em negociação que envolveu Luiz Felipe Scolari. O processo gerou controvérsia na TV, que embora tenha aceitado, ficou temerosa da repercussão que o caso poderia ter. Por isso mesmo, o assessor teve muitos cuidados uma vez que pegou a credencial.

O crachá da Fifa só é necessário para ambientes geridos pela entidade. Na rotina da seleção, que passa a maior parte do tempo confinada em Teresópolis, ele só é fundamental nos jogos e um dia antes, quando o time está treinando no estádio. Nesses momentos, Acaz usa a credencial ao contrário e ainda coloca um papel (geralmente um ingresso) na parte da frente. Das duas maneiras, a foto e o veículo para o qual está trabalhando ficam encobertos.

Na Granja Comary, o crachá Fifa já não é necessário, já que a CBF tem a liberdade para decidir quem pode acompanhar os treinos da seleção e fez um cadastramento prévio de todos os repórteres que acompanham o dia-a-dia do time. Acaz, então, acompanha os treinos de Felipão com a credencial da confederação.

O UOL Esporte, no entanto, conseguiu flagrar a credencial do assessor na última terça, durante o jogo entre Brasil e México. O crachá de Acaz diz que ele está a serviço da Rede Globo e mostra que ele tem acesso a cinco áreas diferentes dos ambientes da Fifa – um profissional de mídia escrita, por exemplo, tem acesso a apenas três.

"Sou um jornalista profissional, diplomado, com credibilidade e experiência em três Copas do Mundo e duas Eurocopas. Eles me procuraram para trabalhar com eles", explicou Acaz Felleger à reportagem. A Globo confirma a informação.

"Acaz Felleger está credenciado pelo Sportv, e não pela Globo. A Fifa considera todas as três plataformas – Globo, Sportv e Globoesporte.com – como credenciais Globo. Ele é colaborador freelancer do Sportv apenas durante a Copa do Mundo, período em que não atua como assessor do Felipão, já que a CBF tem assessoria própria, ou seja, não acumula duas funções durante a Copa", disse a Rede Globo, em nota oficial.

As argumentações tentam mostrar que não há conflito de interesses no fato de que o assessor de imprensa do treinador da seleção mantém relações profissionais com a emissora detentora dos direitos de transmissão da Copa do Mundo.

Não é isso que se vê no dia-a-dia da seleção brasileira, no entanto. A reportagem tomou conhecimento de que Acaz Felleger havia sido credenciado para a Copa do Mundo pela Globo antes do início da preparação do time na Granja Comary, e acompanhou o comportamento do assessor de Felipão desde então.

Ligado a Felipão desde 2000, Acaz tem sido figura fundamental na relação de Scolari com a imprensa. É ele quem agenda os compromissos do treinador com a mídia e o orienta para o trato com os repórteres. Durante da Copa de 2014, oficialmente, ele está a serviço do Sportv.

Além de ser o responsável pela comunicação do técnico da seleção, Acaz também cuida dos interesses de Daniel Alves e Hulk. Desde que os jogadores se reuniram em Teresópolis, é ele quem os jornalistas têm procurado para saber informações sobre qualquer um dos três, inclusive o UOL Esporte.

Acaz argumenta que tem atendido a imprensa extra-oficialmente, mas que não trabalha como assessor durante a Copa. Segundo ele, quem produz as notícias que são publicadas na agência que leva o seu nome, a Felleger und Felleger, são seus funcionários em São Paulo.

Só que Rodrigo Paiva, assessor da seleção, não coordena sozinho a agenda de entrevistas exclusivas de Felipão. Quando o treinador emendou, na sequência, conversas com Globo, Band e Fox Sports, por exemplo, Acaz foi consultado.

Acaz também se faz presente nas coletivas de imprensa de Felipão. Na última segunda, por exemplo, um dia antes do empate contra o México, ele sentou-se na primeira fileira, exatamente em frente ao treinador, com quem trocou acenos ao longo da entrevista.

Fonte: UOL

Sorín perde a linha após o gol de Messi em transmissão da ESPN

6/21/2014 04:00:00 PM
Reprodução/ESPN Brasil

O argentino Juan Pablo Sorín, bastante conhecido por seus tempos em campo, tem se mostrado também um comentarista bastante sóbrio e digno de elogios na ESPN. Neste sábado, no entanto, o sofrimento em trabalhar no jogo da sua seleção do coração acabou transparecendo.

A vitória veio de forma dramática, aos 46min do segundo tempo. E foi acompanhado de um Sorín falando alto, subindo o tom dos comentários e exaltando o poder de decisão do astro do Barcelona Lionel Messi.

“O assassino das áreas”, bradou Sorín, ao falar de Messi. “Foi um jogo dificílimo, mas que termina com este golaço de quem quer voltar a ser o melhor jogador do mundo”, completou, sem esconder a emoção do momento.

“É difícil (ficar calmo) nesse momento, porque o sofrimento foi grande, o público todo sofreu. Agora vamos para Porto Alegre, pegar a Nigéria, com mais tranquilidade”, concluiu.

Fonte: UOL

SporTV e ESPN Brasil comemoram boa audiência da Copa do Mundo

6/21/2014 02:36:00 PM

Nunca foi tão acirrada a guerra de audiência entre TV paga e TV aberta em uma Copa. Entre os assinantes da TV paga, o canal SporTV venceu a Band em ibope em 7 dos 11 primeiros jogos do Mundial.

O resultado já superou os números da Copa da África do Sul (2010), em que o canal esportivo teve mais público que a Band em seis jogos no total do Mundial.

O SporTV é líder isolado entre os canais esportivos, com quase o dobro das audiências de seus concorrentes somadas. Segundo dados fornecidos pelo canal, a partida que deu ao SporTV o maior ibope até agora foi o clássico Itália x Inglaterra, no último dia 14.

Já a ESPN Brasil comemora a audiência masculina durante a Copa.

O canal é o segundo esportivo da TV paga mais assistido por homens adultos no Mundial, na frente de Fox Sports e Band Sports, que também estão transmitindo o evento.

Com esses índices, a ESPN mantém a vice-liderança entre os esportivos neste ano. De janeiro até junho (15), a emissora é o segundo canal mais assistido pelo público masculino na média/dia, na frente da Fox Sports e da SporTV 2. O líder do segmento é o SporTV.

Fonte: Outro Canal

Globo bate pico de 16 pontos com Itália x Costa Rica na Copa do Mundo

6/21/2014 01:45:00 PM

De acordo com dados prévios do Ibope na Grande São Paulo, a transmissão do jogo Itália x Costa Rica pela TV Globo obteve a liderança isolada com 14.2 pontos de média, 16 pontos de pico e 31.1% de participação. Na Band o mesmo jogo marcou 4.1 pontos de média, 5 pontos de pico e 9% de participação, ocupando a quarta colocação no ranking do Ibope. No mesmo horário a Record foi vice-líder com 6.5 pontos, e o SBT foi terceiro lugar com 4.9 pontos de média.

A partida entre Suiça e França rendeu 14,5 pontos à Globo e 4,1 à Band. No horário, Record marcou 6,4 e SBT, 4,3, segundo dados preliminares da Grande São Paulo.

A audiência do jogo entre Honduras e Equador ainda não foi divulgada.

José Luiz Datena é criticado por 'torcer' pela Itália em transmissão

6/20/2014 09:55:00 PM
Datena narrou a partida entre Costa Rica e Itália na Band (Divulgação/Band)

José Luiz Datena é sempre uma atração quando narra jogos pela Band nesta Copa do Mundo. Durante o duelo entre Itália e Costa Rica, na Arena Pernambucano, nesta sexta (20), o apresentador do Brasil Urgente foi acusado de torcer para a Itália e voltou a ser bastante mencionado nas redes sociais.

Leia também:
Fernanda Gentil vira a 'musa da Globo' na Copa do Mundo
Superstição de Galvão Bueno vira motivo de piada nos bastidores da Globo
Repórter da Globo beijada por torcedores é aconselhada a não ceder entrevistas

No Twitter, Ederson Sousa reclamou: “Datena querendo tirar o mérito da Costa Rica pela vitória e colocar a culpa no calor do Recife, que cansou a Itália”. O designer Ezequias Viana também não estava feliz: “Alguém avisa ao Datena que não é profissional ficar torcendo durante a narração. Já torceu pela Espanha e hoje é pela Itália”, disparou.

Ao fim da partida, contudo, Datena vibrou bastante com a vitória da Costa Rica e ressaltou que os ingleses estavam eliminados. “Bye, bye, Inglaterra”, gritou.

Fonte: Notícias da TV

Funcionários de emissoras levam bronca por assistirem jogos da ‪Copa‬ na concorrência

6/20/2014 06:29:00 PM

A disputa entre Globo e Band pela audiência dos jogos da Copa se estende até aos bastidores das emissoras.

Leia também:
Fernanda Gentil vira a 'musa da Globo' na Copa do Mundo

Dias atrás, um funcionário do departamento administrativo da Band levou uma bronca do chefe por estar assistindo ao jogo da seleção pela transmissão da Globo. Mudou rapidinho de canal.

Já na Record, que não tem os direitos de transmissões dos jogos, a recomendação é que os funcionários assistam aos jogos do Mundial pelos canais pagos.

Fonte: F5

Repórter da Globo beijada por torcedores é aconselhada a não ceder entrevistas

6/20/2014 06:16:00 PM
Reprodução/TV Globo

Depois de ter sido beijada duas vezes enquanto falava ao vivo no “SPTV” e no “Bom Dia São Paulo” sobre o clima da Copa, a repórter Sabina Simonato já é considerada a musa do mundial. Vários veículos de comunicação tentaram, em vão, entrevistar a bela desde o primeiro beijo. Até os parentes da fofa já receberam ligações de revistas e jornais, mas todos ouvem a mesma resposta. Ela não pode (ainda) dar entrevistas, pois a Globo não libera. Tudo pode mudar de um dia para o outro, mas até o momento a resposta é negativa.

Leia também:

Claro que Sabina ganhou vários seguidores nas redes após os beijos. Criaram até uma nova página para ela no Facebook. Aos amigos, ela contou que achou tudo muito engraçado. Comentou que levou um susto com o beijo do Croata (o primeiro bem no dia da abertura da Copa), mas que, no final, achou se saiu muito bem. E é verdade. Será que a moda pegou? Pelo visto, sim. Outra repórter foi vítima dos beijoqueiros de plantão. Desta vez, eles atacaram no Rio Grande do Sul (e foram dois).

Fonte: Yahoo!

Estudo da Globo mostra que emissora ganhou público na Copa de 2014

6/20/2014 06:08:00 PM

Um informe interno que corre na cúpula da Globo faz uma detalhada radiografia do comportamento da audiência da emissora na primeira rodada da Copa 2014 comparado com a Copa 2010. E conclui que o resultado até agora é bom.

Leia também:

Baseado nos números do PNT do Ibope, que mede a audiência de quinze regiões metropolitanas e compõe a audiência Brasil, o estudo abarcou os dezesseis jogos da primeira rodada da fase classificatória.

A audiência domiciliar média da Globo foi de 22,4 pontos, dois pontos a mais do que a registrada no mesmo período da Copa de 2010. Foi um crescimento de 10%.

Em número de telespectadores, isso significa que a Globo foi assistida por 20, 4 milhões de pessoas contra 16,2 milhões em 2010 – um crescimento de 26% no público total.

Fonte: Radar Online

Superstição de Galvão Bueno vira motivo de piada nos bastidores da Globo

6/20/2014 05:54:00 PM
Divulgação/TV Globo

A nova piada interna nos bastidores da Globo é a insistência de Galvão Bueno em chamar imagens do Olodum, direto de Salvador, antes de a seleção brasileira entrar em campo.

Leia também:

O comentário na emissora é que trata-se de uma superstição do narrador para dar boa sorte ao Brasil na Copa.

Comentários à parte, os funcionários preferem não se arriscar a interferir na 'mandinga', de Galvão.

Fonte: F5

Vídeo: Assista a entrevista de Silvio Luiz ao 'The Noite'

6/20/2014 05:28:00 PM

Silvio Luiz participou do "The Noite", de Danilo Gentili, no SBT, e falou sobre o fato de estar fora daquela que seria a sua décima Copa do Mundo. O narrador e apresentador contou ainda sobre o pedido de demissão do canal Bandsports, em 2010, e brincou sobre o tamanho da bunda do jogador Hulk.

Leia também:

"[São] nove Copas. Acho que a fila tem que andar, você tem que seguir a fila. E a gente mais velha tem que dar lugar aos mais novos. Gostaria de narrar. Tudo bem. Segue o rolo. Toca o rolo", disse o narrador, sobre o fato de estar fora do Mundial, no Brasil.

Segundo o jornalista Flávio Ricco, do UOL, Silvio foi convidado para narrar a Copa do Mundo pelo Fox Sports 2, mas a direção da Rede TV!, por iniciativa do presidente Amilcare Dallevo, decidiu não liberá-lo.

Silvio Luiz em entrevista ao programa de Danilo Gentili
(Reprodução/SBT)
Contratado da Rede TV! e da rádio Transamérica, Silvio Luiz disse que assistiu aos dois primeiros jogos do Brasil ao lado de executivos do SBT. "Assisti na companhia e na residência, na mansão, do presidente desta empresa, Guilherme Stoliar, com caju, cobertor e cafezinho. Tudo de primeira. E o segundo jogo, contra o México, ao lado do diretor de programação, Murilo Fraga", detalhou. "Eu sou absolutamente gelado. Eu abaixo o som da televisão e ouço o som da rádio", acrescentou, ao ser questionado como se comporta durante o jogo.

Ele contou também sobre o episódio no qual pediu demissão do canal Bandsports. Após publicar em rede social foto de cadeiras quebradas que faziam parte do cenário do seu programa, Silvio Luiz foi cortado da equipe que faria cobertura na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Naquela ocasião, faltavam apenas 15 dias para o torneio. "Liguei para o meu amigo, Flávio Ricco. Você pode colocar em sua coluna aí, que estou pedindo demissão do Bandsports. Estou pedindo as contas", revelou o narrador.

Questionado sobre a narração no GPS e em games, Silvio contou detalhes. "Na primeira versão demorei um mês para gravar [em games]. Um trabalho diário de 3 horas. Dá um trabalho do cacete", brincou.

Gentili e Silvio falaram ainda sobre a bunda do jogador Hulk. "A bunda dele está elevada para os pesos de hoje. Eu não gosto é porque é meio 'safadinha' para trás. Eu prefiro aquela para frente. A dele é meio para baixo", brincou. "Especialista. Muitos anos vendo bunda", rebateu, Gentili. "Não, comendo também", finalizou Silvio, arrancando risadas de todos no estúdio.

Fonte: UOL

Globo atinge 24 pontos de pico com Uruguai x Inglaterra na Copa do Mundo

6/20/2014 04:38:00 PM


Nesta quinta-feira (19), no jogo entre a Colômbia e Costa do Marfim, a Globo atingiu 16.0 pontos de média, com 30.8% de share, chegando a 18 pontos de pico. A Band, que exibiu o mesmo jogo no horário, ficou em terceiro lugar, com 5 de média, share de 9.6% e chegando a 7 de pico. No horário, a Record foi vice-líder absoluta, com 6.3 pontos de média, e o SBT ficou na terceira colocação, com 4.4.

Já com a partida entre Uruguai e Inglaterra, a Globo fechou com ótima audiência, chegando a 24 pontos de pico. Na média, a emissora carioca obteve 20.3 pontos com 32.6% de participação. A Band apareceu na vice-liderança com 7.4 de média, 11.9% de share e 10 pontos de pico contra 6.6 da Record e 4.6 do SBT.

E o jogo entre Japão e Grécia rendeu uma média de 22,5 pontos para a Globo e 5.9 à Band.

Fernanda Gentil vira a 'musa da Globo' na Copa do Mundo

6/19/2014 08:22:00 PM
Fernanda Gentil recebe flores ao vivo no Dia dos Namorados (Reprodução/TV Globo)

Repórter da Globo na Copa do Mundo, Fernanda Gentil, 28 anos, tem ganhado cada vez mais espaço na cobertura da seleção brasileira no Mundial e está ofuscando Patrícia Poeta, apresentadora do Jornal Nacional, nas redes sociais. Dentro da Globo, já é apontada como musa da Copa.

Entre os dias 11 e 18, Fernanda Gentil teve 3.057 citações no Twitter, contra 3.607 de Patrícia Poeta, segundo o site de monitoramento Topsy. Apesar de levar vantagem numérica, a apresentadora do JN recebe mais críticas do que elogios. Para a repórter, os comentários são mais carinhosos. Além disso, Fernanda tem repercussão constante na rede social. Já Poeta é lembrada apenas durante o Jornal Nacional, principalmente pelas gafes, como a bufada ao vivo no dia 2.

Desde a estreia do Brasil na Copa, no dia 12, Fernanda Gentil apareceu em todos os telejornais diurnos e programas esportivos da Globo. A repórter faz entradas ao vivo no Bom Dia Brasil, Globo Esporte, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo, além dos flashes nos intervalos.

Fernanda Gentil, porém, tem chamado a atenção em programas que nada tem a ver com esporte, mas dão um jeito de abordar o Mundial. Ela falou sobre a chuteira de Neymar no Bem Estar e imitou Tatá Werneck no Caldeirão do Huck. No Mais Você, recebeu girassóis pelo Dia dos Namorados e foi eleita musa da Copa pelo Louro José.

Na terça-feira (17), foi "trollada" por Fátima Bernardes no Encontro. Horas antes do segundo jogo do Brasil, a apresentadora perguntou para Fernanda Gentil o que significava o fato de a seleção brasileira ter vencido o México em 2013, por 2 a 0, no mesmo estádio Castelão, em Fortaleza. A repórter não soube responder, e Fátima brincou: "Nada", deixando a colega desconcertada.

Nas redes sociais, os telespectadores elogiam o carisma e a beleza da repórter, comparando-a ao ator Brad Pitt. A própria Fernanda Gentil brincou com a semelhança e o chamou de "irmão" em seu perfil no Instagram. O público também reclama que a Globo está "escravizando" a jornalista por entrar em quase todos os programas ao vivo.

"Se o Brasil ganhar a Copa, a Fernanda Gentil também merece beijar a taça, porque está trabalhando igual camela", brincou Gustavo Zago. "Eu acho que a Fernanda Gentil está a semana toda sem dormir, só tem ela como repórter", comentou Andressa Ribeiro. "A Fernanda Gentil está em cativeiro a Copa toda, né? Estão alimentando a coitada pelo menos?", questionou com humor Marcelo Juliato.

Fernanda Gentil começou na Globo em 2011, no Globo Esporte, após passagem pelo Sportv. No canal pago, cometeu a pior gafe de sua carreira, ao estender a mão para cumprimentar um deficiente visual, na Copa do Mundo de 2010. Na TV aberta, cobriu a seleção brasileira na Copa das Confederações, em 2013. Compõe o elenco do quadro Bolsa Redonda, do Esporte Espetacular, e apresentou o programa Rumo à Copa com Cristiane Dias.

Fonte: Notícias da TV

SporTV desiste de contratar Maradona para a Copa do Mundo

6/19/2014 08:18:00 PM

Terminou sem final feliz a negociação para contratar Maradona como comentarista do Sportv nesta Copa. Com as bases salariais acertadas, Maradona começou a fazer uma série de exigências nos últimos dias para participar do É Campeão.

Maradona exigiu que Daniel Passarela, também contratado do Sportv, fosse retirado do programa. Além disso, queria gravar sua participação dos estúdios da Telesur, a TV venezuelana por onde comenta a Copa.

E, para fechar, queria receber uma parte do salário por fora. Isso mesmo, sem recibo, via caixa 2. Isso sem falar que falou abertamente que queria também umas “chicas” a serem fornecidas pelo Sportv.

O Sportv, que até helicóptero já tinha providenciado para Maradona se deslocar, rejeitou a proposta e a negociação está encerrada.

Fonte: Radar Online

Globo explode na audiência com Croácia x Camarões na Copa do Mundo

6/19/2014 04:16:00 PM
Mandzukic foi decisivo na goleada croata sobre Camarões na Arena Amazônia (Foto: Reuters)

A transmissão do jogo entre Croácia e Camarões, que não do mesmo grupo do Brasil na Copa do Mundo, fez a Rede Globo registrar boa audiência. Segundo dados preliminares da Grande São Paulo, a partida rendeu 22,0 pontos à Globo. A Band, que também mostrou a peleja, registrou 4,8 pontos. A Record, em segundo, registrou 10,7 pontos. O SBT ficou em terceiro, com 6,1.

Leia também:

A partida entre Austrália e Holanda rendeu 12,4 pontos à Globo e 3,7 à Band. A Record, em segundo, cravou 6,0 pontos. O SBT ficou em terceiro, com 4,8.

Já o jogo entre Espanha e Chile rendeu 14,9 pontos à Globo e 5,5 à Band. A Record, em segundo, registrou 6,7 pontos. O SBT ficou em quarto, com 3,4.

Fonte: Notícias da TV

Vídeo: Repórter de afiliada da Globo ganha beijo duplo de torcedores holandeses

6/18/2014 04:55:00 PM
Luciane Kohlmann, da RBS TV ganha beijo duplo de holandeses ao vivo (Reprodução/RBS/TV Globo)

Uma repórter da RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, ganhou um beijo duplo de holandeses no início da tarde desta quarta-feira (18). Luciane Kohlmann estava ao vivo no "Jornal do Almoço" falando sobre a expectativa do jogo Holanda e Austrália, quando foi surpreendida por dois torcedores. Eles ainda aproveitaram e pintaram o rosto dela com batom.

Leia também:

"Muito animados, muito animados. Já recebi até chapéu aqui", disse a repórter, sendo contemplada logo em seguida com o beijo duplo no rosto. "Aiiii, meu Deus do céu. Cristina [âncora], é melhor voltar para o estúdio", acrescentou, de forma sem graça.

No Twitter, Luciane Kohlmann se manifestou e classificou o episódio como "tenso". "Aviso aos amigos. Tô bem. Apesar do susto, os holandeses não fizeram nada além de dar um beijo no rosto. Eles querem é festa", afirmou a jornalista.

A seleção holandesa enfrentou a Austrália, no Beira-Rio, e venceu por 3 a 2. A partida foi válida pela segunda rodada do Grupo B da Copa do Mundo.


Virou moda

Uma outra jornalista da Globo, Sabina Simonato, de São Paulo, também passou por dois apertos e virou "alvo predileto" de torcedores estrangeiros.

Na primeira vez, ela estava na Avenida Paulista, em entrada ao vivo para o "SPTV - 1ª edição", quando um rapaz com a camisa da Croácia invadiu o link e lhe deu um beijo no rosto. Na segunda, durante participação no "Bom Dia São Paulo", Sabina foi beijada por um português.

Fonte: UOL

Globo marca 33 pontos com segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo

6/17/2014 10:00:00 PM
Ochoa defende cabeçada à queima-roupa de Thiago Silva aos 40 minutos do segundo tempo (Foto: Reuters)

O segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo deu menos ibope do que a estreia na Globo. O empate sem gols contra a seleção mexicana rendeu à Globo 33,6 pontos, segundo dados preliminares da Grande São Paulo, quatro pontos a menos do que a partida inaugural, contra a Croácia, que consolidou 37,5. Foi o pior ibope do Brasil na história das Copas na TV aberta.

Leia também:

Na Band, a queda foi menor, de 8,2 nesta terça (17), contra 9,2 na última quinta-feira (12). No confronto, o SBT marcou 2,4 pontos e a Record, em quarto, ficou com com apenas 1,6. Cada ponto equivale a 65 mil domicílios na Grande São Paulo.

Confira as audiências dos jogos realizados na segunda e na terça-feira:

Alemanha 4 x 0 Portugal - 5,5 pontos à Globo e 4,2 à Band. Record e SBT dividiram o segundo lugar, com 4,8 pontos.

Irã 0 x 0 Nigéria - 13,9 pontos à Globo e 4,2 à Band, que derrotou o SBT (3,9), mas perdeu para a Record (5,9).

EUA 2 x 1 Gana - 20,6 pontos à Globo e 5,6 à Band. A Record, em segundo, cravou 10,0 pontos. O SBT ficou em terceiro, com 5,0.

Bélgica 2 x 1 Argélia - 14,7 pontos à Globo e 4,4 à Band. A Record, em segundo, cravou 6,0 pontos. O SBT ficou em terceiro, com 4,9.

Rússia 1 x 1 Coreia do Sul - 17,1 pontos à Globo e 4,5 à Band. A Record, em segundo, registrou 11,3 pontos. O SBT ficou em terceiro, com 6,4.

Fonte: Notícias da TV

Globo divulga escala dos jogos da segunda rodada da Copa do Mundo

6/17/2014 09:27:00 PM

A Rede Globo anunciou a escala de narradores e comentaristas para os jogos da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. Destaque para Uruguai x Inglaterra, na quinta-feira, que terá a narração de Galvão Bueno.

Leia também:
Fox Sports e Band divulgam escalas para a primeira fase da Copa do Mundo

Luis Roberto vai narrar quatro partidas, Cléber Machado narra três jogos e Alex Escobar e Rogério Correa narram dois jogos cada.

Confira a escala dos jogos entre os dias 19 e 22 de junho:

Quinta-feira, 19 de junho
13h, Colômbia x Costa do Marfim - Alex Escobar, Paulo César de Oliveira e Juninho Pernambucano
16h, Uruguai x Ingleterra - Galvão Bueno, Walter Casagrande, Arnaldo Cezar Coelho e Júnior
19h, Japão x Grécia - Luis Roberto, Caio Ribeiro e Renato Marsiglia

Sexta-feira, 20 de junho
13h, Itália x Costa Rica - Cléber Machado, Roger Flores e Leonardo Gaciba
16h, Suiça x França - Luís Roberto, Juninho Pernambucano e Paulo César de Oliveira
19h, Honduras x Equador - Rogério Corrêa, Júnior e Márcio Rezende

Sábado, 21 de junho
13h, Argentina x Irã - Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba
16h, Alemanha x Gana - Luis Roberto, Walter Casagrande, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho
19h, Nigéria x Bósnia - Alex Escobar, Roberto Carlos e Renato Marsiglia

Domingo, 22 de junho
13h, Bélgica x Rússia - Rogério Correa, Júnior e Marcio Rezende
16h, Coreia do Sul x Argélia - Cleber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba
19h, Estados Unidos x Portugal - Luis Roberto, Roger Flores e Paulo César Oliveira

Após 'flagra' na Band, Felipão assisite derrota de Portugal na Globo

6/16/2014 06:39:00 PM
Comissão técnica e o jogador David Luiz assistem Alemanha x Portugal (Divulgação/CBF)
 
Após ser “flagrada” assistindo a jogos da Copa do Mundo pela Bandeirantes, a comissão técnica decidiu variar e escolheu a Globo para assistir ao clássico entre Alemanha x Portugal. Em foto divulgada no site oficial da CBF, Felipão, David Luiz e Murtosa assistiam a transmissão comandada pelo narrador Luis Roberto.

O técnico Luiz Felipe Scolari acompanhou o jogo dos ex-comandados, mas não deve ter ficado muito contente ao ver o desempenho da seleção portuguesa, que foi goleada por 4 a 0.

Outro que possui ligação com o futebol português é o zagueiro David Luiz. O defensor atuou de 2007 até 2011 no Benfica.

Fonte: UOL

Repórter pede desculpas por declaração sobre nordestinos

6/16/2014 04:42:00 PM
Leonardo Baran, do canal Esporte Interativo, classificou os nordestinos como "povo engraçado"

Leonardo Baran, jornalista do canal de televisão Esporte Interativo, foi o responsável pela pergunta que deixou o atacante Hulk desconfortável em entrevista no domingo, em Teresópolis. Ele indagou o que o nordestino tinha de diferente em relação ao resto dos brasileiros e os classificou como “povo engraçado”. O paraibano Hulk não gostou e rebateu. Em seu perfil no Facebook, o repórter pediu desculpas pela polêmica.

Assista o vídeo:

“Minha intenção era que ele falasse sobre a ligação histórica da Seleção com o público nordestino, tradicionalmente um porto seguro para o time, seja em que momento for”, explicou Baran, arrependido. “Mas eu acabei me perdendo e escolhi palavras erradas para o que eu queria dizer. Quando disse que o nordestino é 'engraçado' eu queria dizer que é muito alegre”, justificou.

Leia também:

“Fui muito infeliz”, afirmou o repórter, que recebeu resposta “atravessada” do atacante. “Não levo por esse lado. Não fazemos graça para ninguém. É diferente porque os atletas não jogam sempre lá, mesmo de clubes do Brasil quase não jogam no Nordeste. A torcida nordestina é especial, torce com o coração. Mas dizer que é engraçado não”, afirmou.

Natural da Paraíba e com familiares ainda residindo lá, Hulk ainda aproveitou o assunto para falar sobre o preconceito sofrido pelo povo nordestino e afirmou que pretende homenagear seu estado-natal se for campeão mundial com a Seleção Brasileira.

REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Fonte: Terra