Header Ads

Entrevista com Bruno Reis, repórter e apresentador do Esporte Interativo

Bruno Reis apresenta o 'Resenha Esporte Clube' nos canais Esporte Interativo (Foto: Instagram/Bruno Reis)

Bruno Reis apresenta o 'Resenha Esporte Clube' nos canais Esporte Interativo (Foto: Instagram/Bruno Reis)

Uma das grandes revelações do jornalismo esportivo do Nordeste concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Mídia Esporte para falar sobre a sua carreira. Nascido em Cabo de Santo Agostinho/PE e torcedor da Associação Desportiva Cabense, Bruno Reis atualmente apresenta o programa 'Resenha Esporte Clube', dos canais Esporte Interativo e Esporte Interativo Nordeste, que completou um ano no ar no último dia 17 de dezembro.

Ao lado de jornalistas como Salvino Gomes, Cabral Neto e Hermes de Souza, o 'Resenha' vem obtendo excelentes ínices de audiência com muita irreverência e informação sobre o futebol nordestino. "Respeito quem fala de futebol com a cara fechada, paletó e rigidez. Só não fazemos isso", disse o apresentador.

Confira abaixo a entrevista com Bruno Reis na íntegra:

Portal Mídia Esporte: Quando e como iniciou o seu desejo de tornar jornalista esportivo?

Bruno Reis: Desde criança sempre tive o desejo de trabalhar com comunicação. Brincava de bola, bicicleta, patins, mas também muito de rádio. Fazia da escova de cabelo, microfone. No intervalo da escola e nos campinhos do bairro eu era o locutor. Coisa de maluco, mas que deu certo. A magia do rádio sempre me despertou curiosidade. Desde pequeno.

Portal Mídia Esporte: Em quais veículos de comunicação você passou antes do Esporte Interativo? Como foi a sua experiência em cada um deles?

Bruno Reis: Tenho diploma e DRT, mas meu maior orgulho foram as emissoras que passei antes de me formar. Em algumas cadeiras a faculdade só pincela, não aprofunda. Trabalhei em rádios piratas, rádios divulgadoras, comunitárias e educativas. Tudo isso antes de me formar e de chegar a extinta Rádio Clube de Pernambuco. O que aprendi em dois anos de divulgadoras e três de Cabo FM não troco por algumas cadeiras da faculdade. Nessas rádios fiz contatos, viajei, aprendi a fazer transmissão ao vivo, operar e muitas outras coisas que só a prática de fato, propõe. Depois de passar por várias rádios da minha cidade, Cabo de Santo Agostinho, fui para a Rádio Clube. Lá fiz de tudo um pouco. Fui terceiro narrador, plantão, coordenador... E sempre repórter. A rapidez no raciocínio e a capacidade de improvisar com conteúdo é o que um repórter de rádio tem de melhor e carrega pra vida toda. Depois de três anos na Clube pedi pra sair e fui pra Olinda AM. Antes da minha saída da Clube fui chamado para fazer freelancer para o Esporte Interativo. Ana e Elcio me ligaram para fazer quatro jogos na Copa do Nordeste 2013. Fiz doze. De lá pra cá fui contratado e a continuação da história vocês sabem (risos).

"Falamos do que o torcedor nordestino sempre quis. Chega de Flamengo e Corinthians todo domingo no meu estado. O nordestino quer ter a oportunidade de escolher. E isso o EI Nordeste tem feito".
Bruno Reis, repórter e apresentador do Esporte Interativo

Portal Mídia Esporte: E o convite do Esporte Interativo, como surgiu?

Bruno Reis: Como disse, foi para fazer apenas quatro jogos. Graças a Deus meu trabalho agradou. Depois fui convidado para fazer parte de fato do canal.Apresentar o Resenha Esporte Clube, transmissões e jogar por esse time, que vem revolucionando o futebol nordestino. Tenho muito orgulho de fazer parte deste time e participar disso tudo.

Portal Mídia Esporte: Você faz parte do projeto do Esporte Interativo Nordeste, que em seu primeiro ano já se tornou um grande sucesso? Na sua opinião, por quais motivos o canal ganhou tão rapidamente o gosto do torcedor nordestino?

Bruno Reis: O EI Nordeste vem dando certo devido a muito esforço. De muita gente. A empresa foi muito audaciosa e corajosa pra fazer este investimento. Enquanto todos falam de Flamengo, Palmeiras, Fluminense e mais uns outros, nós falamos do Sport, Bahia, ABC, Coruripe, Globo, Campinense, Alecrim, Sampaio, River... Falamos do que o torcedor nordestino sempre quis. Chega de Flamengo e Corinthians todo domingo no meu estado. O nordestino quer ter a oportunidade de escolher. E isso o EI Nordeste tem feito. Nos EUA é comum um canal regionalizado e especifico. Aqui o EI Nordeste foi inovador. É muito bom mostrar a paixão e esporte do nordeste pra todo Brasil. Aqui somos diferente. Com todo respeito ao Brasil todo, que nos oferece uma grande audiência e responsabilidade.

Portal Mídia Esporte: Você também apresenta o programa 'Resenha Esporte Clube', que é o principal programa do EI Nordeste e está sendo exibido também no Esporte Interativo. Qual sua avaliação sobre o primeiro ano do programa?

Bruno Reis: Tem muita gente por trás do Resenha. Gente que se cobra. Prezamos muito pela qualidade. Quando entra um GC errado, quando erro numa informação ou quando acontece qualquer falha não temos medo nenhum de reclamar e alertar um com um outro. Do mesmo jeito que cobramos, comemoramos. O Resenha em tão pouco tempo se consolidou na audiência, mostrando o treinamento dos nossos times, entrando ao vivo dos nossos estádios, entrevistando nossos dirigentes, jogadores e o que mais chama atenção pra quem ver o Resenha pela primeira vez, o estilo leve, dinâmico, descontraído. É uma resenha do rádio na TV, com o jeito nordestino. Inclusive com humor.

Portal Mídia Esporte: Assisto sempre o 'Resenha' e vejo que há bastante descontração entre você e os colegas de bancada. Você acha que essa foi a fórmula que fez o programa se tornar um sucesso de público?

Bruno Reis: Uma das fórmulas, sem dúvida. Fazemos um programa de uma hora e meia, com três cabras feios (risos) e isso pode cansar. Como abordamos notícias de todos os estados do nordeste e também falamos do norte resolvemos acreditar no jeito leve. Temos muito ainda no que melhorar, mas em um ano apenas no ar o Resenha já é referência quando se fala de cobertura no futebol nordestino. Respeito quem fala de futebol com a cara fechada, paletó e rigidez. Só não fazemos isso. Já cantei até Pablo no Resenha. Até lepo lepo Salvino Gomes dançou. Tem o momento descontração e claro toda a preocupação de informar e debater com responsabilidade. No Resenha tem hora pra tudo.

Portal Mídia Esporte: E o clima descontraído dentro do 'Resenha' também é o mesmo nos bastidores do EI Nordeste?

Bruno Reis: Demais! Sou brincalhão e a maioria do Resenha também. Tem hora que nosso chefe de reportagem está montando o espelho do programa e eu estou jogando a bola nele. Escondemos quase toda semana a moto do nosso repórter cinematográfico, falam da minha bochecha. Da cabeça de Cabral, das orelhas de Hermes. É um clima muito bom. O Jornalismo é muito cansativo. Trabalhamos duro para entregar no prazo as matérias, apurar, montar programa e tudo que nossa rotina pede. Se não descontrairmos, viveremos estressados. Dentro e fora da TV.

Portal Mídia Esporte: Ainda falando do 'Resenha', quais são as novidades do programa para 2015?

Bruno Reis: Será um ano intenso. De muito trabalho. Pelos números alcançados em 2014 eu particularmente tenho certeza que o Resenha e o canal incomodaram os concorrentes. Em dezembro vi um canal concorrente nosso fazer quatro entradas do nordeste em um mesmo programa. Eu disse quatro. Isso sem dúvida tem relação com o nosso crescimento. Tem canal que só mostra o gol dos nordestinos quando a bola está quase dentro do gol. Nós mostramos os lances, o gol, entrevistamos e aprofundamos o debate. Além de dar oportunidade para o telespectador participar através das redes sociais. Agora em 2015 teremos equipes em todos os estados e na Copa do Nordeste, uma grande cobertura dos estaduais, muitos convidados, ajustes no cenário e outras novidades que agora não posso contar. Queria mesmo era que dessem mais sete meses de férias para Salvino, mas acho que não vão dar (risos) . Vamos ter que conviver com o mito o ano todo.

Foto: Instagram/Bruno Reis
Portal Mídia Esporte: Você também participou da cobertura de diversos jogos da Copa do Nordeste e do Brasileirão Série C no Esporte Interativo como repórter. De todos os jogos que você cobriu em 2014, qual que te marcou mais?

Bruno Reis: Toda cobertura tem sua marca pra mim. Tenho fatos inesquecíveis da cobertura de Confiança x Souza até a última que fiz. Obviamente alguns momentos marcam mais. Veem sempre a mente. As finais da Copa do Nordeste foram incríveis. O que os torcedores do Sport e do Ceará fizeram foi coisa de cinema. Na finalíssima então. Nunca vi um comportamento como o da torcida do Ceará. Os caras respiraram o jogo o dia todo, não pararam de vibrar, mesmo com o time perdendo. Foi pra ficar guardado pra sempre. Isso é futebol. Esse é o jeito nordestino. O jogo do acesso do CRB foi sensacional também. Ver aquela massa feliz pela classificação e mostrar para o Brasil todo foi muito bom. Tem tanta coisa eternizada. Que se for falar aqui, vai cansar.

Portal Mídia Esporte: Ainda no ano passado, houve um episódio em que você acabou passando mal enquanto trabalhava na transmissão de alguns jogos da Copa do Nordeste. Conte-nos como isso aconteceu?

Bruno Reis: Foi no clássico Náutico x Sport na Arena. Era um dia especial, por todo contexto envolvido. Faríamos o febre de bola, o pré jogo, transmissão e tudo mais. Jogo de arena, clássico... Cheguei na Arena as dez da manhã, super empolgado. Daí na metade do primeiro tempo senti uma dor muito forte no lado direito da barriga. Tomei remédio e nada de melhorar. A dor foi aumentando, até que o auxiliar da produtora disse que eu estava pálido. Pedi pra ele avisar a coordenação da transmissão. Eu estava ao vivo, dividido entre me cuidar naquele momento e prestar meu trabalho para quem estava em casa. Não deu outra, a dor aumentou, a coordenação disse que fosse a ambulância. Fui, chegando lá minha pressão estava alta, além da dor. Fiz um prévio atendimento e depois me mandaram pro hospital. Depois de muitas horas de exames, dúvidas e dor, descobrimos que eram pedras no rim. Depois de uns dias fui operado. É uma dor que não desejo a ninguém. A maior que tive em toda minha vida. Sem contar com o medo de ser coisa pior, da cirurgia. Foram tempos difíceis. Graças a Deus, a minha família, a Dr Seráfico Junior e ao colegas de trabalho passei por isso bem. Naquele dia Jorge Igor, Bruno Formiga e toda equipe trabalharam por min. Peço desculpas a quem estava assistindo. Espero que entendam.

Portal Mídia Esporte: Já falamos sobre as novidades do 'Resenha'. Agora queremos saber se você tem outros projetos profissionais para este ano?

Bruno Reis: O Resenha merece toda atenção, principalmente este ano, que será tão intenso. Mas claro que penso sempre em melhorar. Quero este ano voltar a fazer cursos e participar de mais palestras. Gosto de gente, de fazer e participar de eventos, como o Bloco de Carnaval da minha família, e a Fifa Fan Fest que trabalhei na Copa. Tenho um projeto ainda no papel. Em breve vocês terão conhecimento. Tem relação com esportes, claro.

Portal Mídia Esporte: Quais são as suas principais referências do jornalismo esportivo?

Bruno Reis: Leio, ouço e assisto muito. Não tenho duas ou três referências. Tenho várias. E tento aprender com cada um. Da descontração única de Geraldo Freire a seriedade no trabalho de Juliana Maggi; do texto de Chico José ao de Tino Marcos, do jeito de cativar o telespectador como Glenda... Do estilo de João Guilherme, Henning. Tento aprender de longe ou de perto com cada um.

Portal Mídia Esporte: Tem algum projeto profissional que você não fez, mas que gostaria de fazer no futuro?

Bruno Reis: Assessoria de imprensa. Quem sabe mais pra frente. A BR Assessoria.

Portal Mídia Esporte: Para finalizar, deixe uma mensagem para os leitores do Portal Mídia Esporte, e desde já te desejo muito sucesso em 2015.

Bruno Reis: Agradeço muito pelo convite do Mídia Esporte e a você Otto. É sempre bom falar do nosso dia dia. Ao portal e a você desejo muitos acessos, crescimento e mais sucesso. Sempre leio, é um jornal para quem é do meio. Leitura obrigatória. Aos internautas desejo muita saúde, paz, dinheiro na conta e que Deus ilumine sempre. Meu 2014 foi incrível. Papai do céu foi demais comigo. Que este ano seja inesquecível pra todo mundo.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.