Header Ads

Entrevista com Vagner Martins, repórter do Fox Sports

Vagner Martins está no Fox Sports desde novembro de 2013 (foto: Instagram/Vagner Martins)


Vagner Martins está no Fox Sports desde novembro de 2013 (foto: Instagram/Vagner Martins)

Uma dos grandes repórteres da imprensa esportiva gaúcha concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Mídia Esporte para falar um pouco sobre a sua carreira. Vagner Martins trabalha atualmente no canal Fox Sports, onde em 2014 cobriu grandes jogos da Libertadores e da Copa do Mundo.

O repórter também falou sobre sua passagem na TV e Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, onde ele revelou ter tido uma boa experiência. "Foram 9 anos de Band. Não tenho dúvidas em afirmar: É uma das melhores escolas de jornalismo do Brasil. Tudo que sei aprendi lá", disse.

Confira a entrevista completa na íntegra:

Portal Mídia Esporte: Para começar nosso bate-papo, nos conte quando e como você resolveu ser jornalista esportivo?

Vagner Martins: Meu início foi muito bom, numa boa escola, a rádio Osório. Uma emissora do interior que cobria todos os jogos da dupla Grenal. Eu já tinha 22 anos. Foi uma grande experiência,  pois tive a chance de dividir entrevistas coletivas com grandes repórteres da imprensa gaúcha. Quando vim para Porto Alegre, para a rádio Pampa (hoje rádio Grenal) eu já tinha uma base boa, melhor que qualquer faculdade de jornalismo.

Portal Mídia Esporte: E sobre a sua trajetória profissional, por quais emissoras você já passou?

Vagner Martins: Eu comecei em uma rádio FM, a Jovem Pan Litoral. Mas sempre quis AM. Por isso, fui para a rádio Osório AM, que era no mesmo prédio. De lá fui para a rádio Pampa,  onde fiquei um ano. Em 2004, recebi um convite da Band para ser estagiário da rádio.  Passei para a reportagem e comecei a fazer televisão. Esse era meu diferencial. Levava vantagem por "saber fazer" rádio e TV. Foram 9 anos de Band. Não tenho dúvidas em afirmar: É uma das melhores escolas de jornalismo do Brasil. Tudo que sei aprendi lá. Em novembro de 2013 recebi o convite da Fox.

"Ser lembrado pela Fox me deixou muito feliz. Considero esse convite um reconhecimento de todo trabalho que fiz nos dez anos de carreira."
Vagner Martins, repórter do Fox Sports

Portal Mídia Esporte: Como foi a experiência de trabalhar na TV e Rádio Bandeirantes de Porto Alegre, onde você esteve por nove anos, até meados de novembro de 2013?

Vagner Martins: Foi pesado e gratificante ao mesmo tempo. A rotina de quem faz rádio ou tv já é agitada.  Imagina a de quem faz os dois. Nas viagens longas a Band me escalava,  pois eu era 2 em 1. Mas era muito trabalho. Na verdade eu era 5 em 1. Repórter de rádio, repórter de TV, cinegrafista, editor e técnico de externa, pois eu montava o equipamento de transmissão. Às vezes era pesado demais,  mas foi um aprendizado espetacular. No final do trabalho eu sentava no estádio e me sentia muito orgulhoso de ter feito tudo certo.

Portal Mídia Esporte: O ano de 2014 foi muito importante para você, porque foi seu primeiro ano no canal Fox Sports. Como foi que surgiu o convite?

Vagner Martins: Ser lembrado pela Fox me deixou muito feliz. Considero esse convite um reconhecimento de todo trabalho que fiz nos dez anos de carreira. Algumas pessoas especiais tiveram um papel importante na minha contratação.  Me deram uma ajuda fundamental. Prefiro preservar os nomes, mas elas sabem que serei eternamente grato.

Portal Mídia Esporte: Em 2014 você teve a oportunidade de cobrir jogos da Libertadores e da Copa do Mundo e fez grandes reportagens. Qual jogo que você cobriu, ou matéria que você produziu, foi mais marcante?

Vagner Martins: A estreia do Grêmio na Libertadores,  contra o Nacional,  em Montevideu,  foi especial por ter sido a primeira.  Mas trabalhar em uma Copa do Mundo foi marcante. Os 45 dias de trabalho foram espetaculares.  As entradas ao vivo da beira do Guaiba ou da churrascaria Galpão Crioulo, ou jogos com goleadas no Beira-Rio, as reportagens, tudo foi lindo. Mas algo que não vou esquecer é o dia que recebi o email com a escala de transmissão do jogo França x Alemanha,  no Maracanã. Chorei de emoção na hora. E o jogo foi fantástico. Maraca lotado com duas das maiores potencia do futebol em campo e eu transmitindo. Foi mágico!

Portal Mídia Esporte: Quais as suas referências dentro da mídia esportiva?

Vagner Martins: Cresci ouvindo rádio.  A escola gaúcha é muito forte. É dessa mídia que vem minhas referências. Sérgio Boaz (Gaúcha) é o cara que me inspirou.  Tem tudo que um grande repórter precisa. Voz, informações e o dom da pergunta. Aprendi muito com Leonardo Menegheti, Ribeiro Neto e Fabiano Baldasso (Band). E como postura profissional minha referência é Eduardo Gabardo (Gaúcha). Na TV, Luciano Calheiros (Fox) é um exemplo de como um repórter deve se comportar numa transmissão.

Portal Mídia Esporte: Como você se prepara para as transmissões da Fox Sports?

Vagner Martins: Entendo que o repórter precisa saber tudo sobre o jogo que irá cobrir. Tudo mesmo. Desde a idade dos jogadores a origem do nome do estádio.  Um repórter bem informado faz a diferença na transmissão.  O negócio é pesquisar. Sobram fontes para buscar estatísticas e informações gerais sobre o jogo.

Portal Mídia Esporte: Qual a sua expectativa do Fox Sports para 2015, que vai fazer uma grande cobertura da Libertadores e que contratou o comentarista PVC?

Vagner Martins: A Fox tem pouco mais de dois anos. Está crescendo muito. A contratação do PVC é uma prova de que a empresa veio para ficar. Fizemos uma grande Copa e hoje as pessoas já sabem que a Fox é a casa da Libertadores.  A marca é muito forte e a equipe de profissionais é muito qualificada.  É uma honra fazer parte deste projeto.

Portal Mídia Esporte: Quais os seus planos profissionais para este ano? Tem algum projeto novo que você pode divulgar para a gente?

Vagner Martins: Meu projeto é seguir o trabalho feito nos últimos 12 meses. Teremos Libertadores no primeiro semestre. Vamos trabalhar para levar as melhores imagens e todas informações para quem gosta do canal.

Portal Mídia Esporte: Para encerrar, deixe uma mensagem para os leitores do Portal Mídia Esporte, e desde já te desejo muito sucesso em 2015.

Vagner Martins: O trabalho do Portal Midia Esporte é um serviço aos apaixonados por esporte. É legal a forma como vocês tratam os bastidores da nossa profissão. Quem entra no portal, de uma forma ou de outra, acompanha o nosso trabalho. Isso é muito gratificante.  Só posso agradecer por isso e pedir para que fiquem ligados nos canais Fox Sports em 2015.

***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.