Header Ads

ESPN Brasil cria departamento especializado em análises táticas

Na semana passada, a ESPN Brasil lançou oficialmente o Data ESPN, uma equipe interna responsável por análises táticas e estatísticas. A emissora é a primeira do país a criar um departamento para analisar o desempenho de times de futebol e mapear padrões táticos.


Na semana passada, a ESPN Brasil lançou oficialmente o Data ESPN, uma equipe interna responsável por análises táticas e estatísticas. A emissora é a primeira do país a criar um departamento para analisar o desempenho de times de futebol e mapear padrões táticos.

LEIA MAIS
EXCLUSIVO - ESPN Brasil é o canal esportivo que mais cresce em 2015

Um exemplo prático foi mostrado no programa "Bate Bola Na Veia" da quarta-feira passada (7), antes da partida entre Palmeiras e Internacional, pela Copa do Brasil. “Mostramos antes do jogo que o Inter tinha um padrão de bolas paradas muito forte, com jogadores específicos desviando a trajetória da bola e deixando um companheiro em condição melhor para finalizar. Eis que o Colorado virou o jogo desta forma”, conta o comentarista Paulo Calçade.

Para compor a equipe do Data ESPN, a emissora contratou o analista Renato Rodrigues, que fazia parte do CIFUT (Centro de Inteligência do Futebol), grupo de análises técnicas do Corinthians.

“Nosso objetivo com o Data ESPN é entregar para o fã de esportes uma visão única do futebol. É um material disponível aos nossos talents que vai permitir ir mais fundo nas análises, de forma que nenhum outro concorrente faz”, disse João Palomino, vice-presidente de jornalismo e produção da ESPN Brasil.

As análises são feitas através de softwares desenvolvidos especialmente para atuação no esporte. Já os dados são catalogados em uma rede internacional de estatísticas exclusiva do canal esportivo do Grupo Disney. “Estes dados são arquivados de maneira definitiva, o que nos possibilitará comparações a longo prazo de temporadas e de diferentes campeonatos ao redor do planeta”, acrescenta João Palomino.

Segundo a ESPN, o objetivo desse departamento é "levar os debates sobre futebol para um outro nível, municiando os comentaristas com informações que só eles terão". Os comentaristas da emissora terão à sua disposição softwares que permitem obter informações sobre clubes nacionais e internacionais e poderão ser utilizados em todas as atrações jornalísticas e de debates da ESPN Brasil.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.