Header Ads

TV brasileira abre espaço para o poker em sua programação


Com uma crescente cobertura internacional, que conta com imagens HD, recursos interativos e comentários de especialistas, os campeonatos de poker vem ganhando o mercado nacional, especialmente com as transmissões da ESPN Brasil e da Band Sports - que incluiu o esporte em sua grade de segunda a sexta-feira com o Poker Night. A inserção do poker na grade de programação de algumas emissoras tornou jogadores em celebridades esportivas e transformou seus fãs em audiência cativa.

Quem assiste aos torneios de poker na TV muitas vezes não imagina o que há por trás de cada aposta, raise, call e todo o planejamento e esforço por trás de cada campeonato; também não sabe de onde surgiram, nem que tiveram um começo menos profissional e glamoroso se comparado com os dias de hoje. Sem câmeras revelando a mão dos jogadores, nem registrando o momento do all-in, close-ups, ou uso de recursos como gráficos na tela, monitores cardíacos, e comentários de experts.

Apesar de parecer uma tendência dos últimos anos, a transmissão de jogos de poker na televisão começou na década de 70, nos Estados Unidos, quando a rede CBS exibiu um show de 1 hora com os destaques da mesa final do World Series of Poker (WSOP). Apesar de não contar com a qualidade visual e crítica das transmissões da atualidade, a época dos icônicos Amarillo Slim, Doyle Brunson e Puggy Pearson tinha seu chamariz na telinha pela emoção e pelo espetáculo dessas figuras excêntricas.

Na década de 80 a transmissão continuou, mas agora na ESPN. Na época, a hoje “líder mundial em esportes” não tinha um arsenal de direitos esportivos como tem hoje. Assim, podia apostar em algumas modalidades ainda novas para a televisão. Acabou dando certo. No entanto, não era algo tão robusto já que as cartas dos jogadores não eram exibidas ao telespectador, que tinha apenas os palpites dos comentaristas como base, nem contava com recursos para acompanhar o progresso do jogo.

A forma de exibição moderna, com câmeras que revelam as cartas dos jogadores, só foi surgir no final dos anos 90, com a invenção das chamadas “hole card cams” por Henry Orenstein, que tiveram um papel crucial na divulgação do esporte mental. A inovação do jogador, que inclusive conquistou um bracelete no WSOP, foi lançada no Late Night Poker, série da TV britânica exibida pelo Channel 4.

Este marco, que permitiu a visualização das cartas dos jogadores, proporcionou uma cobertura mais apurada, com comentários mais precisos e analíticos ao invés dos especulativos de antigamente. A partir daí também algumas personalidades começaram a emergir, com base em seu estilo de jogo.

A partir de 2000 que a transmissão ao vivo teve início com o primeiro evento de poker televisionado - e criado especialmente para este meio por Steve Lipscomb, Mike Sexton e Linda Johnson - o World Poker Tour, com a conveniência das câmeras de Orenstein combinadas com a qualidade da produção de Holywood e uma grande quantidade de dinheiro.

Essa mudança de show cult da televisão britânica para espetáculo mainstream contribuiu para a popularização do poker, assim como outros acontecimentos. Um deles foi o caso de Chris Moneymaker, um contador de Atlanta que alcançou a vitória no Main Event do WSOP de 2003. Esse episódio é tido como revolucionário, pois foi a primeira vez que alguém se tornou campeão mundial e participou em um evento cuja entrada vale 10 mil dólares a partir de uma classificatória de poker online, com apenas US$86.

E assim chegamos aos dias atuais, em que o público pode ter acesso a transmissões online ao vivo dos melhores torneios de poker, com análises profundas e dados imediatos. No Brasil, pode-se conferir partidas e campeonatos de poker pelos canais ESPN, ESPN Brasil e Band Sports, mas ainda a maioria dos eventos são exibidos em canais da internet.

Poker Night - Band Sports
Segunda a Sexta, às 23:00

Programa que traz informações dos campeonatos brasileiros, como o Brasileirão do Poker, Campeonato Paulista de Holdem, BSOP e CPH, com exibições compactas dos torneios incluindo comentários técnicos, entrevistas com os grandes nomes do jogo, conteúdo para principiantes e torneios internacionais de poker. Durante a programação são feitos ainda especiais e maratonas.

World Series of Poker – ESPN

Quando o WSOP começa, a emissora exibe programas com o melhor do Main Event. Ano passado foram 26 programas, com duração de 1h a 1h30, exibidos nas semanas antecedentes do November Nine, com a grande final transmitida ao vivo na virada do dia 30 de Outubro até 1º de Novembro. Este ano o WSOP acontece de 30 de maio a 18 de julho. Também exibe compactos de outros torneios internacionais ao longo da programação.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece nos bastidores da mídia esportiva em tempo real? Então curta nossas páginas no Facebook (facebook.com/midiaesporte) e Twitter (twitter.com/midiaesporte).

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.
Tecnologia do Blogger.