Header Ads

Saiba quanto Real Madrid e Barcelona faturaram com direitos de TV do Campeonato Espanhol

Os 20 clubes da primeira divisão espanhola receberam 1,247 bilhão de euros na última temporada

Foto: Getty Images

O Barcelona foi o clube que recebeu o maior valor referente aos direitos de transmissão na última temporada do Campeonato Espanhol. De acordo com a agência 'Reuters', o clube catalão faturou um valor recorde de 146,2 milhões de euros.

O atual campeão Real Madrid arrecadou o segundo maior montante, 140 milhões de euros, seguido por Atlético de Madrid (99 milhões de euros) e Athletic Bilbao (71 milhões de euros). O Leganés, que em 2016 foi promovido à primeira divisão pela primeira vez, foi o time que recebeu a menor quantia (39,3 milhões de euros).

No total, os 20 clubes da primeira divisão espanhola receberam 1,247 bilhão de euros, mais do que o 1,237 bilhão do ano anterior.

A renda é distribuída de acordo com os resultados dos últimos cinco anos, o que explica por que o Barcelona, que foi campeão em 2013, 2015 e 2016, ganhou mais do que o Real, que na temporada passada conquistou o título pela primeira vez desde 2012. Na última temporada, o Barça acumulou 6,2 milhões de euros a mais do que no ano anterior.

A temporada passada foi a segunda em que o Campeonato Espanhol teve seus direitos de transmissão vendidos coletivamente, devido a uma mudança de 2015 na lei do país. No sistema anterior, baseado em negócios individuais com cada clube - semelhante ao modelo adotado atualmente no Campeonato Brasileiro -, a liga recebeu um total de 851 milhões de euros de direitos de transmissão.

A liga espanhola, que controla as duas maiores divisões do Campeonato Espanhol, distribui 90% da renda para os times da primeira divisão, e o restante é encaminhado à segunda divisão.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece nos bastidores da mídia esportiva em tempo real? Então curta nossas páginas no Facebook (facebook.com/midiaesporte) e Twitter (twitter.com/midiaesporte).

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.

PUBLICIDADE





Tecnologia do Blogger.