Header Ads

Mídia Esporte Retrospectiva 2009

A partir do dia 03 de Janeiro, o blog Mídia Esporte estará de férias, voltando apenas em fevereiro, mas antes não poderia deixar de fazer a famosa retrospectiva, resumindo os principais fatos que ocorreram na mídia esportiva no ano de 2009, principalmente à partir do dia 11 de junho, quando entrou no ar o Mídia Esporte - O Blog da Imprensa Esportiva.

Janeiro a Maio:

Liga dos Campeões - O primeiro e o principal destaque a ser dado é a aquisição dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões pela Rede Globo e pelo Esporte Interativo no mês de março. O Esporte Interativo confirmou oficialmente apenas no meio do ano, afirmando que exibiria os jogos das terças-feiras. Já a Globo repassou para a Band o direito de transmitir o certame, limitando apenas ao Globoesporte.com. Quem perdeu mais com isso foi a Record.

Sérgio Noronha - Um bom destaque em relação aos profissionais é a contratação do comentarista Sérgio Noronha pela Band. Após ter sido demitido pela Globo em janeiro, Noronha foi contratado pela emissora paulista uma semana depois. A informação foi confirmada no dia 19 do mesmo mês. Na Globo, ele perdeu espaço para Caio Ribeiro, que se tornou um dos principais destaques do ano na imprensa esportiva.

Liga Europa - Mais uma derrota da Rede Record. Em abril, foi oficializada a notícia de que a RedeTV! adquiriu os direitos de transmissão da Liga Europa, a antiga Copa da UEFA. Mais tarde viria mais derrotas para a "TV dos Bispos".

Casagrande - Após momentos de crise devido ao uso de drogas, o comentarista Walter Casagrande Júnior, já recuperado, aos poucos vinha voltando aos programas de tv. A sua volta oficial foi no "Arena Sportv" do dia 20 de abril.

Copa do Mundo - Os canais fechados BandSports e ESPN Brasil adquiriram em abril os direitos televisivos da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul em abril. A Band havia garantido os direitos do certame em 2008. Além dos dois canais, a Globo e o Sportv também transmitirão a Copa.

Parceria Globo/Band - A Band se tornou de vez parceria da Rede Globo nas transmissões esportivas. A emissora transmitiu pela primeira vez desde a volta da parceria o Campeonato Carioca. Além, é claro, de ter acertado a Copa das Confederações, disputado em junho, e a Copa do Mundo de 2010.

"RedeTV! Esporte" -
É o nome do novo programa esportivo da RedeTV!, que estreou em 18 de maio. O programa é apresentado pela bela Flávia Noronha.

"Placar da Rodada" - É o nome do programa da Globo que estreou em abril. O programa, apresentado após o futebol das quartas-feiras, exibe um resumo da rodada com os gols de todos os jogos da noite. Luis Ernesto Lacombe é o apresentador.

Junho:

Entra no ar o Mídia Esporte - No dia 11 de junho começa as atividades do blog Mídia Esporte, muito tímido e sem muitas expectativas. Porém aconteceram coisas inimagináveis para mim, que já tinha tentado outras coisas sem sucesso. Foi uma grande surpresa o blog ter tido várias visitas na primeira semana semana, ainda mais com a polêmica do Campeonato Espanhol e com as notícias bombásticas que fiz aqui. (link)

Parceria Esporte Interativo/Gazeta - Essa foi a primeira notícia que postei no Mídia Esporte. A TV Gazeta ampliou a parceria com o Esporte Interativom e passou a exibir cerca de 15 horas de futebol por semana, com jogos dos Campeonatos Inglês e Italiano. Mais tarde a ampliação do acordo aumentaria. (link)

Mylena Ciribelli - A Rede Record confirmou a contratação da apresentadora Mylena Ciribelli, ex-Globo. Ela foi contratada para apresentar o "Esporte Fantástico", que estrearia tempos depois. (link)

UFC - A RedeTV! começa a mostrar as lutas do Ultimate no "UFC Sem Limites", que estreou no dia 13. O programa tem apresentação de Cristina Lyra, comentários de Fernando Navarro e Eduardo Grimaldi e narração de Marco Túlio Reis. (link)

Novidades no Esporte Interativo Parte 1 - É o início do gramde sucesso do Mídia Esporte. Antes de todo mundo, eu divulguei que o Esporte Interativo adquiriu os direitos dos torneios da FIBA, incluindo os Mundiais masculino e feminino de basquete. Foi realmente uma grande surpresa. (link)

Julho:

Novidades no Esporte Interativo Parte 2 -
A segunda novidade, que não foi tão novidade assim, foi a Copa Africana de Nações, que começa nesse mês. Mas mesmo assim, divulgamos primeiro mais uma vez a confirmação da emissora. (link)

Novidades no Esporte Interativo Parte 3 - O Campeonato Alemão volta no Esporte Interativo. Horas antes do anúncio oficial, o Mídia Esporte divulgou a notícia com total exclusividade. (link)

Novidades no Esporte Interativo Parte 4 - É a Liga dos Campeões, que estava fechado meses atrás, mas que a emissora só tinha confirmado nesse mês, e é claro que o Mídia Esporte informou primeiro. (link)

Elogios - O Esporte Interativo elogiou o Mídia Esporte após trazermos essas noticias antes mesmo da própria emissora. Em um tom de ironia e bom humor, a emissora reconheceu o Blog pelos feitos e falou que tinha futuro. E está aí o futuro! Muito obrigado Esporte Interativo!!! (link)

Combate - Entrou no ar em 1º de Julho o canal Combate, que nada mais é do que uma nova identidade visual do antigo Premiere Combate. O canal da Globosat é espeailizado em lutas. (link)

"Esporte Fantástico" - O novo programa esportivo da Recrod veio para concorrer com o forte "Esporte Espetacular" da Globo, porém a atração inicialmente apresentada por Mylena Ciribelli e Reinaldo Gottino não teve bons resultados na estreia. O programa da "TV dos Bispos" é considerada por alguns críticos, inclusive eu, como um dos maiores fracassos como programa esportivo. (link)

"O Narrador" - O Mídia Esporte fez a cobertura completa do reality show "O Narrador", da TV Esporte Interativo. O programa escolheria o vencedor para ser o novo narrador da emissora. (link)

Superleague Formula - O Esporte Interativo anunciou a transmissão da segunda temporada da Supreleague Formula, um categoria nova do automobilismo que une o esporte ao futebol. (link)

Campeonato Espanhol - As esperanças de termos o certame na TV aberta começaram se encerrram em julho, pelo menos na temporada 2009/2010. Mas ainda havia muitas expeculações. (link)

Agosto:

Copa Sul Americana - A Band transmite pela primeira vez o torneio da Conmebol. Faz parte da ampliação da parceria com a Rede Globo. (link)

Rafael Araldi - Foi o vencedor de "O Narrador"do Esporte Interativo. Araldi teve o contrato assinado por um ano. (link)

Superliga de Vôlei - A Rede Globo renovou contrato com a CBV até 2011, mas mesmo assim, não exibe a SuperLiga de Vôlei na TV Aberta, ficando restrita apenas ao Sportv, o que é uma pena para o segundo esporte do Brasil. (link)

Olimpíadas no Rio - Globo, Band e Record adquiriram os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. O acordo com o COI foi seladono final do mês. As três emissoras juntas desembolsaram U$$ 180 milhões. (link)

Setembro:

Primeira Polêmica -
Na verdade, foi uma quase queda que por pouco não prejudicou o Mídia Esporte. Cheguei até em pensar no término do blog de apenas dois meses. Quem acompanha o Blog desde o começo se lembra ainda daquela estória envolvendo o comentarista Mauro Beting, que ele narrou de São Paulo um jogo da Liga dos Campeões para o Esporte Interativo, que tem seus estúdios no Rio de Janeiro. Para encerrar esse assunto de vez, reconheço que errei ao falar que ele teria 'atrasado' à transmissão e comentou por telefone. Foi apenas uma suposição, não uma afirmação, até porque o Esporte Interativo transmite pela internet e celular, e poderia acontecer isso muito bem, pois podem ter fatores que possam atrapalhar a sua chagada a amissora, como o trânsito, e não a sua falta de pontualidade. O comentarista que enviou um e-mail para mim foi muito infeliz nas suas afirmações. Tudo bem que ele fique indignado, mas se tinha alguma coisa errada era para o próprio Mauro Beting dizer, e não ele. Não espero que ele se arrependa e volte a ser um parceiro nosso, mas com certeza ele deve acompanhar esse Blog e ver como ele cresceu, e em nenhum momento eu falei mal dele, pois é um grande profissional. Agora o assunto está de vez encerrado. (link 1) (link 2)

Silvio Luiz - Após um bom tempo fora da TV aberta, o irreverente narrador volta à ativa, dessa vez na RedeTV! para narrar os jogos da Série B. Sem dúvida alguma, ele foi o principal contrato da emissora na área esportiva. (link)

Mundial de Natação - A Rede Globo também renova os direitos de transmissão do Mundial de Natação até 2012, e também não mostrou na TV aberta o evento desse ano, exceto as provas que deram as vitórias de Cesar Cielo. E também não deve mostrar nos anos seguintes, ficando apenas no Sportv. (link)

Edmundo - O "Animal" foi mais um contratado da RedeTV! para reforçar a equipe esportiva. O contrato foi assinado no dia 3. (link)

"Esporte Fantástico" aos sábados - Após seguidos fracassos, a Record mudou radicalmente o programa e fez duas mudanças. Primeiro retirou Reinaldo Gottino, e segundo mudou o dia e o horário para os sábados às 13 horas, permanecendo até hoje. Finalmente o "Esporte Fantástico" estava começando a engrenar. (link)

Outubro:

Vôlei Internacional -
Após renovar com a CBV, foi a vez da Globo ampliar os acertos com a FIVB. A emissora carioca renovou os direitos de transmissão de todos os eventos internacionais de vôlei até 2018. A Record teria oferecido mais, mas como sempre o Monopólio permanece firme, forte e egoísta. (link)

Poucos destaques - Outubro não foi um mês com tantas novidades. O que chamou um pouco de atenção foi a volta ou não do mata-mata no Campeonato Brasileiro, uma briga que permaneceu até o fim do ano.

Novembro:

Rodrigo Vianna - O vice-campeão do reality Show "O Narrador" foi contratado como o novo narrador do Esporte Interativo. Felipe Santos perdeu espaço e está atuando menos na emissora. Isso me cheira uma possível saída do "Cabeleira". Depois das férias postarei no Blog o que vai acontecer. (link)

Futebol Feminino - Depois da Band, foi a vez do Esporte Interativo incentivar o futebol feminino. A emissora transmitiu a fase final da Copa do Brasil. É a primeira competição de nível nacional que a emissora transmite. (link)

Copa e Olimpíadas na RedeTV! - A emissora de Osasco está tentando até hoje conseguir obter os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 com a Rede Globo. Em breve saberemos se isso vai acontecer ou não... (link 1) (link 2)

Dezembro:


Superliga de Vôlei na Band -
A emissora do Morumbi teria adquirido os direitos do certame em parceria com a Rede Globo, porém até agora não foi passado nenhum jogo e não houve alguma divulgação da Band. Fica ainda a dúvida. (link)

Copa São Paulo Junior - Oito emissoras - eu disse OITO - vão transmitir o torneio a partir de hoje. São elas: Sportv, ESPN Brasil, Rede Vida, Rede Família, TV+, TV Brasil, Record News e RedeTV!, sem falar da Globo, que deve transmitir a final. Se isso acontecesse com o outros campeonatos... (link 1) (link 2)

Eurocopa 2012 - Essa é a principal notícia do último trimestre de 2009. A Globo vence mais umavez a Record e adquire os direitos de transmissão da UEFA Euro2012. Depois da Liga dos Campeões e da Liga Europa, se foi a última tentativa no futebol rolar na emissora nos próximos anos. A prioridade agora ficará por conta dos esportes olímpicos. (link)

Prêmio Mídia Esporte 2009 - Foi realizado em dezembro as votações do "PME 2009", elegendo os melhores profissionais da imprensa esportiva. Encerramos o ano com a tudo! (link)

Antes de terminar a Retrospectiva, vejam as principais gafes de 2009. Uma com Luciano do Valle trocando Band por Globo em uma transmissão da Copa Sul-Americana (link) e a outra com o Sandro Gama, também da Band (link). Essa foi impagável!!!

O Mídia Esporte encerra as atividades em 2009, mas 2010 já chegou. Em fevereiro voltaremos com tudo, e grandes projetos estão para ser confirmados na volta do Blog. Para todos vocês, caros leitores, um Feliz Ano Novo, e que tenhamos muitas notícias boas na mídia esportiva brasileira. Estaremos inativos no Blog, mas de tempos em tempos estarei no Twitter.

Até fevereiro!!!!! E não esqueçam: esse é o Mídia Esporte - O BLOG da Imprensa Esportiva! Fui!!!
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.