Header Ads

Clube dos 13 vai usar a matemática para definir dona dos direitos do Campeonato Brasileiro

Autor: Otto Rezende
Fonte: Máquina do Esporte 

Fórmula escolhida para a TV aberta levará em
conta vários fatores, além do valor oferecido
Depois que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) acabou com o direito de preferência da Globo, a concorrência que o Clube dos 13 vai fazer pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014 passará por um processo de pré-seleção antes do início da licitação entre os concorrentes.

A decisão foi tomada pela comissão que negocia os direitos de transmissão do campeonato, e tem por objetivo fazer que a escolha das emissoras que farão a cobertura do torneio não seja definida exclusivamente pelo potencial técnico de cada proponente.

O C13 desenvolveu, em parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), uma fórmula matemática para determinar o potencial de cada emissora em fazer uma entrega mais valioza da competição. A preocupação da entidade é entender qual é o real valor de cada proposta, e se isso será vantajoso ou não.

A fórmula escolhida para a TV aberta, por exemplo, levará em conta vários fatores além do valor oferecido: o horário em que o canal vencedor pretende exibir os jogos, a quantidade de espaço que ele oferecerá ao Brasileirão dentro de sua programação e o valor pago para a veiculação da publicidade dentro da emissora nessa faixa horária proposta.

Essas variáveis serão usadas para calcular qual é a melhor proposta financeira para os clubes. Com os critérios definidos, o C13 pretende enviar até o dia 10 de fevereiro uma carta-convite para a licitação. Antes disso, porém, a entidade vai analisar questões técnicas, abrangência da cobertura e potencial da equipe de transmissão. A licitação será feita com envelopes fechados, sem que uma empresa de mídia saiba quanto a outra ofereceu.

Leia também:
Cade decide acabar com preferência da Globo nos direitos de transmissão do Brasileirão
Globo, Band e Record devem transmitir o Brasileirão à partir de 2012, segundo coluna
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.