Header Ads

Mídia Esporte Entrevista: Luiz Prota, narrador do Esporte Interativo

Luiz Prota é narrador da TV Esporte Interativo desde o começo de 2011

O narrador esportivo Luiz Prota, da TV Esporte Interativo, revelou em entrevista ao Mídia Esporte que em seu início de carreira como locutor, ainda na adolescência, já trabalhou ao lado de Repórter Vesgo, humorista do programa 'Pânico na TV'. Os dois são nascidos na mesma cidade: Itanhandu, em Minas Gerais.

Confira abaixo a entrevista com Luiz Prota


MÍDIA ESPORTE - Você chegou a atuar em algum veículo de comunicação como narrador antes do Esporte Interativo?
LUIZ PROTA - Primeiramente gostaria de agradecer ao Mídia Esporte pelo convite para essa entrevista. Agora posso começar a contar um pouco da minha, ainda curta, porém intensa, história com a narração esportiva. Antes de começar a trabalhar no Esporte Interativo como narrador e locutor, já tinha passado por uma rádio chamada 90 FM em minha cidade natal, Itanhandu, no sul das Minas Gerais. Lá trabalhei como locutor, em 1997, e tinha apenas 15 anos, junto com o amigo Rodrigo Scarpa, o “Vesgo” (do 'Pânico na TV'), no mesmo período. Depois dessa experiência não entrei mais em contato com a área de comunicação até o ano passado (2010) quando resolvi correr atrás de um dos sonhos da minha vida.

ME - Como surgiu a oportunidade de trabalhar na emissora?
PROTA - A oportunidade surgiu quando primeiramente conclui o curso de locução profissionalizante ano passado (2010) e na sequencia o de narração esportiva com o mestre Edson Mauro, narrador da rádio Globo do Rio. A partir desse ponto as coisas começaram a acontecer. Gravei um DVD como demonstração com a narração do primeiro jogo do técnico Mano Menezes entre Brasil e EUA e através de um amigo que trabalha no EI, tentei fazer com que meu DVD chegasse nas mãos dos responsáveis pelos testes quando houvesse oportunidade. Assim, em conversa com o Edson Mauro, ele ficou sabendo através do André Henning, que uma vaga havia sido aberta para narrador, e me encorajou a fazer o teste. Meu DVD passou pelas mãos dos responsáveis inclusive dos narradores do canal, mas era necessário mostrar algo mais. Fui chamado então para fazer os testes. Foram dois no total: o primeiro foi uma narração do jogo entre Brasil e Equador pelo Sul Americano Sub-20 e o segundo um jogo entre Barcelona e Almeria pela Copa do Rei. Felizmente gostaram do meu trabalho, resolveram apostar em mim e fui contratado em fevereiro de 2011.

ME - Semanas atrás você narrou in loco o primeiro evento de MMA transmitido ao vivo pelo Esporte Interativo. Como foi a experiência?
PROTA - O evento do Brazilian Fighting Championship (BRFC) foi não só a primeira transmissão de uma competição de Artes Marciais Mistas (MMA) ao vivo do Esporte Interativo como foi minha primeira experiência in loco. Foi espetacular fazer a cobertura de um evento como esse, de um esporte que apesar de ser praticado há bastante tempo no Brasil, só agora começa a cair nas graças do público em geral. Foi emocionante ver como o MMA prende a atenção dos expetadores e como os lutadores praticam o fairplay entre eles pregando a ética e o respeito das lutas marciais envolvidas apesar da aparente violência dos combates. Sem dúvida alguma foi minha transmissão mais emocionante e de fato sou ainda mais apaixonado pelas Artes Marciais Mistas. No link a seguir, o leitor encontra um pouco de como foi a competição (assista o vídeo).

ME - E sabe se tem algum projeto da emissora para a transmissão de outras lutas?
PROTA - É interessante como o Esporte Interativo vem se especializando e criando um estilo na transmissão de lutas. Mostramos o Mundial de Boxe Amador com o primeiro ouro do Brasil na competição com o Everton Lopez dos Santos, em que tive o prazer de narrar; estamos dando show com as transmissões do Judô; tivemos o Tae Kwon Do nos Jogos Mundiais Militares; e agora temos o MMA como a nova força em ascenção. A transmissão do BRFC foi uma ótima experiência tanto para o canal quanto para os organizadores do evento. Só pra ilustrar, existem vários eventos de MMA ao redor do mundo onde os mais famosos são o UFC (Ultimate Fighting Championship) e o StrikeForce, por exemplo, enquanto no Brasil eventos como o Jungle Fight vem ganhando força e peso na formação de bons lutadores. Assim, o surgimento de outras competições como essas podem fortalecer ainda mais o esporte criando oportunidades também para transmissões televisivas. A única coisa que posso dizer é que vem muito mais por aí no Esporte Interativo.

ME - Na sua opinião, quem são os melhores narradores esportivos no momento, seja da TV ou do rádio?
PROTA - É difícil falar quem são os melhores mas posso dizer os que mais acompanho no momento. Aprecio muito o trabalho do Luis Roberto da Globo, uma narração com emoção e ao mesmo tempo leve pra quem assiste, além de ter uma voz singular. Outro que destaco é o André Henning, que vem fazendo algo novo na televisão em termos de narração, colocando toda emoção de um torcedor na telinha. Já no rádio destaco o Edson Mauro e o Oscar Ulisses, ambos da Radio Globo. E não poderia de deixar de citar um narrador americano chamado Dan Hicks da NBC que narrou, de forma espetacular, todas as 8 medalhas de ouro que o Michael Phelps conseguiu na natação nas Olimpiadas de Pequim em 2008, um momento que ficou marcado na minha memória, quando eu morava em Baltimore, nos Estados Unidos.

ME - Qual o momento mais inusitado ou engraçado que você passou em alguma transmissão no Esporte Interativo?
PROTA - Apesar do pouco tempo de profissão muitas coisas inusitadas e engraçadas já aconteceram. Um fato inusitado aconteceu nos Jogos Mundiais Militares quando fazia a transmissão da natação pelo EI. Preparei um material bacana para o evento, já que é uma das minhas paixões, e no meio da transmissão da competição recebemos imagens de um jogo de basquete na tela enviado pela organização do evento ao invés da natação. A conclusão foi que tive que narrar sem nunca ter feito um jogo de basquete e sem ter me preparado para a competição. Isso me fez pensar como o narrador esportivo tem que estar pronto para o que der e vier e sempre muito bem informado dos esportes que também não domina. Um fato engraçado foi quando eu fazia a transmissão de um jogo do campeonato Alemão entre Bayern de Munique e Augsburg com o Rafael Oliveira e um homem nu invadiu o gramado. Quem quiser assistir pode conferir no link.

ME - Para encerrar a entrevista, mande o seu recado para os leitores do Mídia Esporte.
PROTA - Mais uma vez agradeço ao Midia Esporte pelo convite para essa entrevista e fico feliz de compartilhar um pouco da minha experiência nessa fascinante área do jornalismo esportivo que mexe com tanta gente em todo o mundo. Deixo aqui um grande abraço aos leitores e até a próxima.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.