Header Ads

COLUNA DE SEGUNDA: Obsessão pela audiência prejudica Record na cobertura olímpica

Pela primeira vez, a Rede Record transmitiu com exclusividade na televisão uma edição dos Jogos Olímpicos. Prometeu fazer em Londres a maior cobertura já feita por uma emissora aberta brasileira em uma Olimpíada, e cumpriu parcialmente ao exibir mais de 165 horas nos 19 dias de competições. Eu disse parcialmente, pois ela podia exibir mais competições - e muito importantes - se não fosse a sua obsessão pela audiência, e por isso se prejudicou.

Galvão Bueno fica irritado por não narrar final do futebol em Londres, diz colunista
Globo 'rouba' campeãs olímpicas do vôlei feminino da Record

Um dos maiores exemplos aconteceram neste domingo, último dia de competições, quando deixou de mostrar a conquista da última medalha do Brasil nessa Olimpíada. Yane Marques conquistou o inédito bronze no pentatlo, e ao invés de ter exibido a prova, a Record preferiu mostrar o "Programa do Gugu". Um pecado para uma emissora que prometeu fazer uma ampla cobertura olímpica. Outros momentos também deixaram de serem mostrados, como alguns jogos do vôlei de praia e do handebol, entre outros eventos com participação do Brasil.

A obsessão pela liderança a prejudicou na Olimpíada desde o Pan de Guadalajara, no ano passado, quando bagunçou completamente a sua programação e confundiu o telespectador quando mostrou vários VTs de competições dizendo que era ao vivo. Por isso, parte do público perdeu a confiança. De lá pra cá, a audiência da Record começou a cair bruscamente e nos últimos meses perdeu a vice-liderança do Ibope para o SBT. Apenas seis pontos de audiência na média geral de competições é muito pouco para uma emissora que transmite a Olimpíada, pois esse evento é um dos que atraem mais audiência no mundo inteiro.

Audiência do Sportv passa de 8 milhões por dia durante a Olimpíada

É bom deixar claro que os profissionais que cobriram essa Olimpíada fizeram um bom trabalho. Destaque para Maurício Torres, Álvaro José, Adriana Araújo, Oscar Schmidt, Lucas Pereira e Eduardo Vaz. O estilo das transmissões que a Record fez também não deve em quase nada ao que a Globo fez nos Jogos de Pequim. Não tenho nada a criticar nessas partes.

Enfim... A Record fez o que tinha que fazer e fez o que podia fazer nessa cobertura da Olimpíada de Londres. Mas, infelizmente, na tentativa de tirar audiência da Globo, acabou caindo do cavalo. Algumas pessoas podem dizer que não, mas o prejuízo da emissora dos bispos foi grande pelo tamanho investimento que fez. Tinha muita gente que nem sabia que tinha Olimpíada.

É isso, pessoal. Essa foi a estreia da 'Coluna de Segunda' do Mídia Esporte. Quero saber da opinião de vocês sobre a minha primeira coluna no Twitter e no Facebook. E aguardem novidades em breve. Um abraço e até a semana que vem, se Deus quiser!

A COLUNA DE SEGUNDA é escrita todas as segundas-feiras por Otto Rezende, editor-chefe do Mídia Esporte.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.