Header Ads

Projeto de lei da Câmara prevê mudança de divisão de cotas de TV do Brasileirão

Projeto de lei da Câmara prevê mudança de divisão de cotas de TV do Brasileirão



Está em trâmite em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados um projeto de lei que prevê a mudança da distribuição do dinheiro repassado aos clubes referente aos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. O autor do projeto é deputado federal Raul Henry (PMDB-PE).

De acordo com a colunista Keila Jimenez, da Folha de São Paulo, o projeto de lei prevê que 50% da receita seja dividida igualmente entre os clubes, 25% seja distribuída de acordo com a classificação de cada time na última temporada, e os outros 25% serão repassados proporcionalmente à media de número de jogos transmitidos no ano anterior.

A nova forma de distribuição de valores dos direitos de transmissão é feita pela Rede Globo desde 2012. A emissora negocia os contratos livremente com cada clube, e a quantidade do dinheiro é repassado para cada time dependendo do desempenho, da fama dos times e do tamanho de suas torcidas.

Para Henry, o modelo atual beneficia apenas os grandes clubes, o que incentiva um círculo vicioso. Clubes como Flamengo e Corinthians chegam a ganhar da Globo mais de R$ 100 milhões. Já times menores, como Bahia e Vitória - rebaixados para a Série B em 2015 - mal chegam à casa dos R$ 35 milhões.

A nova divisão de cotas de TV proposta por Henry é semelhante à da Premier League, principal campeonato da Inglaterra, que é o torneio nacional mais caro, rentável e competitivo do mundo.

Já o modelo atual é bem parecido com o do Campeonato Espanhol, onde Real Madrid e Barcelona recebem muito mais dinheiro do que os outros clubes, que se prejudicam por não obterem receitas para montar elencos de qualidade.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.