Header Ads

Entrevista com Paulo Andrade, narrador da ESPN Brasil

Narrador fala sobre jogos mais importantes que narrou em 2014: " impossível esquecer a derrota da seleção brasileira para a Alemanha na Copa" (foto: Reprodução/ESPN)

Narrador fala sobre jogos mais importantes que narrou em 2014: " impossível esquecer a derrota da seleção brasileira para a Alemanha na Copa" (foto: Reprodução/ESPN)

Um dos melhores narradores esportivos da atualidade concedeu uma entrevista exclusiva ao Portal Mídia Esporte. Nascido em São Paulo no dia 31 de janeiro de 1979, o jovem Paulo Andrade é o principal narrador da ESPN Brasil e esteve presente na cobertura dos principais eventos esportivos de 2014.

O próprio Paulo revelou que a histórica goleada da Alemanha por 7 a 1 sobre o Brasil na Copa do Mundo foi "a narração mais difícil" da sua carreira. Ele também narrou as finais da UEFA Champions League e da Copa do Brasil no ano que passou.

Paulo Andrade também foi eleito melhor narrador de TV fechada no 'Prêmio Mídia Esporte 2014', prova de que ele vem obtendo cada vez mais reconhecimento do público 'fã do esporte'.

Confira abaixo a entrevista completa na íntegra.

Portal Mídia Esporte: Qual sua avaliação sobre o seu trabalho na ESPN Brasil em 2014?

Paulo Andrade: A avaliação é a melhor possível. Vivi um ano de muita 'evolução, proporcional ao aumento da responsabilidade que tive. Fui o principal narrador da ESPN na Copa do Mundo, o que não é pouca coisa, estive em grandes eventos e trabalhei muito para merecer cada oportunidade que recebi. O ano foi de dedicação intensa, e acho que fui recompensado por isso.

Portal Mídia Esporte: Hoje você é considerado um dos principais narradores da ESPN Brasil. Só em 2014 você narrou a final da Champions League e a final da Copa do Mundo, entre outros tantos eventos importantes. Qual a sensação de fazer parte da cobertura de tantos momentos históricos do esporte?

Paulo Andrade: A sensação é a melhor possível. É a realização de sonhos que fazem parte da vida de um jornalista esportivo. Me sinto honrado com cada chance que ganho de "fazer parte da história", e ao mesmo tempo me sinto obrigado a continuar estudando, evoluindo, me aperfeiçoando mais e mais. Chegar a conquistar essas oportunidades é muto difícil, mas tenho a plena convicção de que continuar fazendo por merece-las é um desafio ainda maior.

Portal Mídia Esporte: Como você recebeu a notícia de que foi eleito pelo público o melhor narrador da TV fechada no 'Prêmio Mídia Esporte 2014'? Você acha que isso é resultado do seu ótimo desempenho nos últimos tempos?

Paulo Andrade: Recebi com muito prazer e alegria. Também é recompensa, e das mais importantes, por toda a minha dedicação, empenho e esforços durante os últimos anos. Ganhar esse e outros prêmios, é parte do termômetro de que estou no caminho certo.

Portal Mídia Esporte: Qual jogo que você narrou em 2014 te marcou mais?

Paulo Andrade: Foram alguns (o que é bom sinal, pois é reflexo de que vivi não apenas um, mas alguns momentos relevantes em 2014), mas é impossível esquecer a derrota da seleção brasileira para a Alemanha na Copa. Estar no comando da transmissão da pior derrota da maior seleção de todos os tempos foi muito difícil. O jogo mexeu demais com todos aqueles que estavam assistindo, e claro, conosco, que estávamos envolvidos na transmissão. Não imagina o desafio que foi achar o tom correto, conter a emoção sem deixar de passá-la na medida certa para quem estava do outro lado da tela, e relatar o que acontecia diante de nossos olhos no Mineirão. Acho que consegui. Mas chamo essa de "a narração mais difícil da minha carreira".

O ano teve histórica conquista da décima Champions pelo Real Madrid num jogo emocionante, final de Copa do Mundo no Maracanã, maior Cruzeiro x Atlético da história, dois clássicos Real Madrid x Barcelona, enfim, tenho muita coisa para lembrar e me orgulhar por ter feito parte.

"Talvez os que me acompanham possam me ver narrando mais outras modalidades, além do futebol. Falta pouco tempo para a olimpíada e pretendo ser uma figura importante para a ESPN nos jogos do Rio de Janeiro".
Paulo Andrade, narrador da ESPN Brasil

Portal Mídia Esporte: Acredito que sua passagem pelo SBT, em 2003, foi fundamental para sua consolidação na carreira de narrador esportivo. Como foi sua experiência na emissora, que durou pouco tempo, mas que te deu tanta projeção?

Paulo Andrade: Foi muito importante. Uma série de equívocos foram cometidos na condução daquele projeto, mas dentre todos eles, acho que consegui me salvar. Consegui a oportunidade depois de muita luta e várias "portas batidas na cara". Entreguei a fita (sim, fita!), com o meu portfólio e ela foi escolhida no meio de centenas para que eu me tonasse um dos dois narradores da segunda emissora do país.

Durante os jogos era uma busca desesperada pelos números. Literalmente, queriam que ganhássemos a audiência no grito. Eu terminava alguns jogos exausto e sem voz. A pressão era constante, mas ela me ajudou a amadurecer e lidar com grandes obstáculos e desafios. Os quatro meses na emissora pareceram quatro anos pela intensidade de tudo o que acontecia com aquela equipe e comigo, então com 24 anos, apenas. A sensação foi de que saí daquela experiência preparado para tentar decolar de vez na carreira.

Portal Mídia Esporte: Qual a sua expectativa da ESPN Brasil para 2015, que está passando por um processo de mudanças?

Paulo Andrade: A expectativa é sempre de que possamos evoluir e melhorar em relação ao ano anterior. A ESPN tem um grupo de profissionais extremamente qualificados, e vem coisa boa e boas surpresas pela frente, não tenham dúvida.

Portal Mídia Esporte: Quais os seus planos profissionais para 2015? Tem algum projeto novo que pode revelar para a gente?

Paulo Andrade: Eu costumo dar um passo de cada vez e sempre me concentrar muito no próximo. Assim será em 2015. Aguardo cada um dos desafios que a carreira me apresentar, e vou me preparar ainda mais para vence-los. O trabalho mais importante, para mim, é sempre o próximo. O gol mais importante a ser narrado é o próximo que será marcado. Assim procurarei ter uma trajetória de sucesso e que agrade todos aqueles que gostam do meu trabalho. Talvez os que me acompanham possam me ver narrando mais outras modalidades, além do futebol. Falta pouco tempo para a Olimpíada e pretendo ser uma figura importante para a ESPN nos jogos do Rio de Janeiro.

Portal Mídia Esporte: Para finalizar, deixe uma mensagem para os leitores do Portal Mídia Esporte, e desde já te desejo muito sucesso em 2015.

Paulo Andrade: Sucesso, força, saúde, paz e muitas coisas bacanas para vocês, do site, e todos os seu leitores. Obrigado pela oportunidade de mostrar um pouco mais da minha personalidade.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.