Header Ads

Os estaduais estão no fundo do poço. É preciso mudar | Coluna de Guilherme Coelho #11

Para o colunista, a Globo sofre com os baixos números de audiência

Fraco. Desinteressante. Insignificante. Difícil encontrar adjetivos que definam osentimento dos clubes, dos torcedores e da imprensa em relação aos Campeonatos Estaduais em todo o Brasil. Médias de públicos ridículas, equipes fracas e fórmulas de disputas obsoletas. Acredito que o fim dos regionais, por enquanto, está fora de cogitação. Porém, é preciso que as federações - responsáveis pela montagem da competição –, junto aos clubes parem, repensem e adotem mudanças significativas nos campeonatos, ou o interesse do torcedor pelo “espetáculo” seguirá distante.

LEIA TAMBÉM:
MLS caminha para se tornar uma das ligas mais fortes de futebol no mundo | Coluna de Guilherme Coelho #10

Os números favorecem o argumento daqueles que defendem o fim dos estaduais.Segundo o Sr. Goool (site de estatísticas relacionadas ao futebol) entre os 20 clubes que disputarão o Campeonato Brasileiro da série A deste ano, o líder na média de público, até 25 de fevereiro, é o Corinthians com uma média de 26. 321 pagantes. Ou seja, em um estádio com capacidade para 48 mil pessoas, apenas 54,8% do total é preenchido, uma média bem modesta. O Goiás, último na lista, com míseros 615 pagantes por partida, em um estádio que comporta 50.049 lugares , têm assustadores 1,23% de sua capacidade ocupada. O fracasso é evidente. Até quando seguiremos por esse caminho?

A Globo, detentora dos direitos de transmissões, também sofre com os números. O confronto entre Rio Claro e São Paulo, pelo Campeonato Paulista, no dia 1º de março, registrou apenas 12 (!) pontos num domingo à tarde. A pior audiência da emissora até o momento. A melhor pelo paulistinha, que também envolve o clube do Morumbi, está longe de agradar a emissora da família Marinho. O clássico entre Palmeiras e São Paulo, na última quarta-feira, atingiu a casa dos 23 pontos de audiência.

É positivo que os clássicos ainda se sobressaiam perante ao caos – muito mais pelo histórico de rivalidade do que propriamente pela qualidade dos jogos. Mais: em um estudo divulgado pela Pluri Consultoria, no final de janeiro, foi constado que o valor de mercado dos Estaduais caiu 7% em 2015. A cartolagem precisa acordar o quanto antes. Enquanto isso não acontece – e tomará que um dia aconteça – permaneço na contagem para o fim dos fracos estaduais deste ano. 35 dias e contando.

Por Guilherme Coelho - Colunista do Portal Mídia Esporte
Twitter - @guilhermecs22
Facebook - guilherme.csilva.7
Instagram - @guilhermecs22
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.