Header Ads

Jornal demite repórter por criticar diretoria do Cruzeiro, denuncia sindicato

Nesta sexta-feira (28), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJP-MG) emitiu uma nota denunciando a diretoria do Cruzeiro de intimidar jornalistas que fazem críticas ao comando do clube.

Guilherme Guimarães foi demitido pelo jornal O Tempo (Reprodução / Twitter)

Nesta sexta-feira (28), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJP-MG) emitiu uma nota denunciando a diretoria do Cruzeiro de intimidar jornalistas que fazem críticas ao comando do clube.

Segundo o órgão, o repórter Guilherme Guimarães foi demitido nesta semana do jornal O Tempo, de Belo Horizonte, por desagradar a diretoria do clube, que teria "pedido a cabeça" do jornalista.

Além disso, o Cruzeiro estaria intimidando e constrangendo os repórteres que cobrem o clube e pressionando os veículos de comunicação, o que o sindicato considera "uma afronta à liberdade de imprensa".

Por fim, o SJP diz que está solidária com os jornalistas que sofreram intimidações e pede que os veículos de comunicação defendam o direito à livre expressão. A entidade ainda lembra que a diretoria do Cruzeiro pode ser punida pelo comportamento.

O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, ainda não se pronunciou sobre as denúncias.

O Cruzeiro passa por uma situação difícil em 2015. Após o bi-campeonato brasileiro em 2013 e 2014, o clube está atualmente na 15ª posição do Brasileirão e foi eliminado pelo Palmeiras nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Leia na íntegra a nota:

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais vem a público denunciar as frequentes e insistentes tentativas do Cruzeiro Esporte Clube e da sua Assessoria de Comunicação de interferir no conteúdo jornalístico publicado pela imprensa. Essa prática, cuja mais recente evidência foi a demissão de um repórter da Editoria de Esportes do jornal O Tempo, nesta semana, tem como único objetivo impedir a publicação de notícias críticas e que desagradam a atual diretoria do Cruzeiro.

Diversas denúncias recebidas pelo Sindicato dão conta de que o clube e sua assessoria têm, sistematicamente, intimidado e constrangido repórteres que cobrem o seu time de futebol, chegando até a pressionar editores e direções das empresas jornalísticas. Tal atitude interfere diretamente no exercício profissional do jornalismo. É ruim para as empresas jornalísticas, que são impedidas de informar, e prejudica principalmente os torcedores, os leitores e a sociedade, que veem tolhido o seu direito à informação. Prática antiga e obsoleta, nestes tempos de informação digital, o comportamento do Cruzeiro Esporte Clube é uma afronta à liberdade de imprensa.

O Sindicato denuncia essas pressões, solidariza-se com os jornalistas atingidos no seu trabalho e clama às empresas jornalísticas para que defendam com seus trabalhadores o direito à livre expressão do pensamento e da opinião. O Sindicato lembra os profissionais que se prestam a tal papel que seu comportamento infringe o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e é passível de punição".
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.