Header Ads

Clube que descumprir nova regra da CBF pode ficar sem cota de TV; saiba detalhes

Resolução é válida para a Copa do Brasil a partir de 2018

Foto: Cahê Mota
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A CBF terá o poder de bloquear as cotas de TV e premiações da Copa do Brasil aos clubes de não obedecerem o regulamento de licenciamento da entidade. Segundo o blog de Rodrigo Mattos, o documento foi publicado nesta quinta-feira (9) pela confederação e será válido a partir de 2018.

Suas regras incluem obrigações esportivas, de infraestrutura, administrativas e de finanças. Como punição para o descumprimento, estão previstas penas que começam com uma advertência até a negação da licença do clube. Neste caso, o time não poderia disputar o Brasileiro da Série A, o que seria a pena mais grave.

Já como punições intermediárias, estão a proibição de contratar jogadores ou de registrar novos contratos. E há a possibilidade de ''retenções de quaisquer cotas, premiações ou créditos detidos pelo clube requerente ou clube licenciado junto à CBF''.

A CBF é quem controla as cotas de TV e as premiações da Copa do Brasil. Ou seja, a entidade poderá bloquear essas cotas da Globo como pena ao clube. Os valores dos prêmios terão aumento significativo com novo contrato em 2018: o campeão ganhará R$ 50 milhões pelo título.

Uma comissão indicada e mantida pela entidade é quem vai decidir a punição. Inicialmente, haverá um aviso ao clube sobre o descumprimento da regra para que seja sanado. Em seguida, a comissão pode aplicar a punição. Há a possibilidade de recurso a um tribunal de segunda instância em caso de discordância da primeira decisão.

Entre as principais regras descritas no documento estão obrigações de times da divisão de base, manter um estádio próprio ou alugado, centro de treinamento dentro das regras da CBF, técnico com cursos oficiais da CBF ou Conmebol, diretores profissionais, e apresentar balanços dentro de critérios da confederação.

Em sua resolução, a CBF informou que a aplicação de cada critério será aplicado gradualmente pela entidade. O cronograma ainda será determinado pela confederação.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.