Header Ads

Globo está preocupada com "abandono" dos clubes no Brasileirão

Emissora carioca atribui a questão ao calendário do futebol nacional

Imagem: Reprodução

A Rede Globo mostrou uma preocupação com o 'desinteresse' de alguns clubes pelo Campeonato Brasileiro como o Grêmio, que decidiu priorizar Libertadores e Copa do Brasil. De acordo com o blog de Rodrigo Mattos, do 'UOL', a emissora atribui a questão ao calendário do futebol nacional.

O temor da Globo é de que o novo calendário com Libertadores e Copa do Brasil o ano inteiro deixe o Brasileiro em segundo plano para alguns clubes a longo prazo. A CBF também está incomodada com a situação e pensa em medidas a serem tomadas. A questão é que o principal ponto a ser mexido é o calendário em que a CBF manifesta pouca disposição de atuar por questões políticas.

Na visão da emissora carioca, não faz sentido um clube desistir do Brasileirão do ponto de vista financeiro. Atualmente, esta competição é a que gera o maior volume de recursos para o futebol nacional, com um contrato de TV que vai chegar a R$ 1,1 bilhão por ano a partir de 2019. Para os clubes, há premiações que vão até R$ 18 milhões para o campeão.

A discussão já foi levada pela Globo até a CBF para ser analisada sob o ponto de vista do calendário de 2018. O documento está à espera de definições da Conmebol para ter formato final, e deve sair em setembro. Não há participação direta da Globo na elaboração do documento, mas a emissora é ouvida como parte do sistema.

Um dos pontos a serem resolvidos é a questão dos Estaduais. A CBF precisaria realocá-los e não deixá-los espremidos no início do ano. No entanto, isso gera resistências das federações estaduais, cujos clubes menores querem pagar por times por curtos períodos. As federações também não querem reduções de datas de suas competições.

Esse é o primeiro ano do novo calendário com Libertadores e Copa do Brasil no ano inteiro. Então, há uma avaliação de clubes, CBF e Globo de que há um período de adaptação. Além disso, há o caso excepcional de o Corinthians ter disparado na liderança do Brasileiro. Ainda assim, há um temor de que o campeonato perca interesse nos anos seguintes.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.