Header Ads

Saiba como as rádios brasileiras farão a transmissão da Copa do Mundo

Portal Mídia Esporte informa, com exclusividade, como cada uma das emissoras vai atuar neste mundial

Saiba como as rádios brasileiras farão a transmissão da Copa do Mundo
Montagem / Portal Mídia Esporte

As rádios que adquiriram os direitos de transmissão da Copa do Mundo da Rússia já estão prontas para a cobertura da competição, que será disputada entre os dias 14 de junho e 15 de julho. E o Portal Mídia Esporte traz com exclusividade como cada uma das emissoras vai atuar neste mundial. Confira:

- Rádio Jovem Pan (Rede)

As redes lideradas pela Jovem Pan AM 620 FM 100.9 de São Paulo vão transmitir os jogos da seleção brasileira e as principais partidas do Mundial. O representante da emissora na Rússia é o narrador Nilson César, que fará a sua oitava cobertura da Copa.

Além do titular Nilson César, os jogos do torneio serão narrados por José Manuel de Barros e Fausto Favara, além do jovem Gabriel Dias, de 21 anos, que atuava pela webrádio Contínua. Toda a equipe esportiva da Jovem Pam será mobilizada durante a competição.

Para promover a transmissão da Copa do Mundo, a emissora lançou em janeiro a campanha #Partiu Pra Cima, que deixou os microfones e toda sua arte gráfica nas verde e amarelo com a marca da Jovem Pan fazendo referência ao futebol (cinco estrelas compõem o logotipo da rádio neste material). Além disso, chamadas, menções no ar, campanhas visuais e outros elementos reforçaram o conceito “partiu pra cima”, impactando todas as emissoras das redes Jovem Pan FM e Jovem Pan News.

- Rádio Transamérica (Rede)

A Rede Transamérica de Comunicação, liderada pela Transamérica FM 100.1 de São Paulo, promete uma cobertura para a Copa do Mundo da Rússia, liderada pelo narrador Eder Luiz, responsável pelo departamento de Esportes da emissora.

A Transamérica levou uma das maiores equipes de cobertura de rádio para a Copa. No total serão 12 profissionais, entre narradores, comentaristas, apresentadores e repórteres transmitindo informações e os jogos diretamente da Rússia.

Além disso, está sendo preparada uma programação exclusiva, com mais de 10 horas diárias apenas de futebol. Nos preparativos para o torneio, o “Transamérica Esportes”, sob o comando de Thomaz Rafael, que vai ao ar todo sábado, das 12h às 13h, apresenta programação e informações totalmente exclusivas da preparação para o torneio de futebol mais importante do planeta.

E para promover a cobertura da competição, a Transamérica apresentou a campanha publicitária “Transamérica Com a Bola Toda”. A ação traz o mote #ComABolaToda e destaca a cobertura diferenciada da emissora para o Mundial, com com linguagem irreverente, descontraída e bem humorada em suas transmissões.

- Grupo Bandeirantes (Rede)

O Grupo Bandeirantes terá a maior equipe do rádio brasileiro na Rússia para a cobertura da Copa do Mundo. Treze profissionais estão no país para acompanhar o Mundial: José Silvério, Ulisses Costa, Bernardo Ramos, Ricardo Capriotti, Eduardo Barão, João Paulo Cappellanes, Fábio França, Arthur Covre, André Coutinho, Jean Pierre Vandresen, Marcelo Cruz, João Bicev e Vitoria Goncharenko.

No Brasil, outros 30 profissionais estarão diretamente envolvidos na cobertura da competição, entre eles José Luiz Datena, Milton Neves, Elia Junior, Dirceu Marchioli, Claudio Zaidan, Renato Rainha, Rogério Assis, Fábio Piperno e Bruno Camarão.

A rede formada pela Rádio Bandeirantes e BandNews FM transmitirá ao vivo 56 dos 64 jogos da Copa. As partidas da seleção brasileira também serão transmitidas pelas redes Band FM e Nativa FM, assim como pela Rádio Trânsito FM 92.1 em São Paulo.

As emissoras contarão com um estúdio no International Broadcast Center (IBC), em Moscou. A equipe de reportagem acompanhará a seleção brasileira 24 horas por dia ao longo da competição.

As transmissões das rádios do Grupo Bandeirantes serão embaladas por uma música-tema especialmente escrita por Jair Oliveira. A canção “Aqui é Brasil” tem produção musical de Jair Oliveira e Simoninha. Simoninha destaca que a música fala da paixão nacional pelo futebol, mas também do desafio diário de todo brasileiro que ‘joga junto’, ‘cai e levanta’ e conta com ‘esperança e sorte’.

- Rádio Globo e CBN (Rede)

O Sistema Globo de Rádio, liderado pela Rádio Globo FM 94.1 AM 1100 de São Paulo e Rádio Globo FM 98.1 AM 1220 do Rio de Janeiro, fará a transmissão simultânea dos jogos da Copa do Mundo com a Rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro.

Os únicos representantes das Rádios Globo e CBN na Rússia são o comentarista e apresentador Eraldo Leite e o repórter Gustavo Zupak.
O narrador Oscar Ulisses, principal nome da equipe esportiva da Rádio Globo SP, não foi à Rússia e vai fazer os jogos da seleção brasileira na Copa dos estúdios da emissora, ficando pela primeira vez fora da cobertura de uma Copa diretamente do país-sede.

Uma das ações da Rádio Globo para divulgar a cobertura do torneio foi a música-tema que conta com a participação dos profissionais da área esportiva da rádio, que gravaram um clipe de quase dois minutos, no estúdio da emissora. A música-tema tem o ritmo das tradicionais músicas russas e enfatiza o “Futebol Globo no Rádio”, como a equipe é denominada desde a unificação das transmissões entre Rádio Globo e CBN, em janeiro de 2017.

- Rádio Nacional (Rede)

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC), órgão do Governo Federal, vai transmitir a Copa do Mundo através da Rede Nacional de Rádios (Rádios Nacional Brasília AM, Nacional de Brasília FM, Nacional do Rio, Nacional da Amazônia e do Alto Solimões). As emissoras públicas filiadas ao EBC em todo o Brasil também irão transmitir o torneio.

A Rádio Nacional vai transmitir 56 jogos jogos da competição ao vivo e vai priorizar a veiculação dos jogos do Brasil. O esquenta para os jogos vai começar sempre meia hora antes das partidas, mas na abertura da Copa e nos jogos do Brasil, a jornada esportiva começa sempre uma hora antes do apito inicial.

Os profissionais escalados para as transmissões são os narradores André Luis Mendes, Ricardo Mazella, Carlos Borges e Ruy Fernando; e os comentaristas Mário Silva, Waldir Luiz, Jorge Ramos, Jorge Wamburg e Bruno Mendes, além de convidados.

- Super Rádio Tupi (RJ)

Apesar da grave crise financeira que enfrenta nos últimos tempos, a Super Rádio Tupi do Rio de Janeiro comprou os direitos de transmissão do Mundial da Rússia.

O narrador José Carlos Araújo - que fará sua 11ª Copa consecutiva - e o apresentador Wagner Menezes são os representantes da emissora no país-sede da Copa.

- Rádio Gaúcha (RS)

A Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre é a única rádio do sul do país com os direitos de transmissão da Copa. Ao todo, serão mais de 50 jogos transmitidos pela emissora controlada pelo Grupo RBS - que contará com uma equipe com 20 profissionais na Rússia, entre comunicadores, gestão, produção e operações.

Os representantes da Gaúcha no país-sede do Mundial são o narrador Pedro Ernesto Dernadin, os comentaristas Diogo Olivier, David Coimbra e Maurício Saraiva e os repórteres Eduardo Gabardo, Luciano Périco, Alice Bastos Neves, Duda Garbi, Rodrigo Oliveira, José Alberto Andrade e Luciano Potter, além do colunista Eduardo Bueno, o 'Peninha'.

Durante o período da Copa, a programação da Rádio Gaúcha vai contar com novidades. Sempre após os jogos do Brasil e na final do torneio, vai ao ar uma edição especial do "Sala de Redação". Pedro Ernesto Denardin comandará a atração, que terá a participação de comunicadores direto da Rússia em conexão com o Brasil, reforçando ainda mais a bancada do programa.

Outra novidade é o “Gaúcha na Copa”, programa diário comandado por Alice Bastos Neves e Luciano Périco, antes e depois dos jogos do Mundial.

- Rádio Itatiaia (MG)

Única rádio de Minas Gerais que adquiriu os direitos de transmissão da Copa, a Rádio Itatiaia FM 95.7 AM 610 de Belo Horizonte terá a maior equipe do rádio brasileiro na Rússia. No total, serão 16 profissionais, além de dezenas de jornalistas e técnicos na sede da emsisora em Belo Horizonte.

Os representantes da Rádio Itatiaia são os narradores Milton Naves, Enio Lima e Antonio Carlos, os repórteres Wellington Campos, Bruno Azevedo, Thiago Reis e Leonardo Baran; e os comentaristas: Leonardo Figueiredo e Cadu Doné. Também estão na equipe profissionais da área técnica, um intérprete e a direção de Operações e esportiva da rádio.

A Itatiaia conta com uma área exclusiva no IBC - Centro Internacional de Transmissões -, onde ficarão a maioria dos profissionais da emissora. A estrutura tem 45m² e três ambientes, sendo a redação, o estúdio e uma central de áudio. Um dos repórteres ficará em Sochi, base da seleção brasileira no Mundial.

- Rádio Jornal (PE)

A Rádio Jornal FM 90.3 AM 780 do Recife será a única do estado de Pernambuco a transmitir a Copa do Mundo. Pela 11ª vez consecutiva, a emissora detém todos os direitos de transmissão do torneio.

Para levar todas as informações da seleção brasileira, da competição e das demais equipes, a emissora conta com uma equipe de 12 profissionais. O narardor Aroldo Costa, o comentarista Maciel Júnior, e o repórter João Victor Amorim serão os representantes da emissora na Rússia no sábado, onde farão quase 40 dias de trabalho.

O trio se estabeleceu, na manhã desta segunda-feira (11), no estúdio da Rádio Jornal no International Broadcast Center (IBC - centro internacional de transmissões). Eles vão trazer diariamente informações sobre a Copa nos veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

Enquanto o repórter João Victor Amorim vai fazer a cobertura da seleção brasileira, Aroldo Costa será o responsável pela narração dos jogos da equipe, com comentários de Maciel Júnior. O comentarista também vai produzir matérias que serão exibidas no programa 'Fórum Esportivo', todas as segundas-feiras, às 20h.

- Rádio Verdes Mares (CE)

Única emissora de rádio do Ceará com os direitos de transmissão da Copa, a Verdes Mares AM 810 de Fortaleza, enviou cinco profissionais para cobrir a competição direto da Rússia.

Os narradores Antero Neto e Kaio Cézar e os comentaristas Mário Kempes e Daniel Rocha farão as transmissões in loco. A equipe da emissora irá cobrir todos os jogos em que a seleção brasileira estiver em campo, com repórteres no gramado e trazendo todas as informações do Brasil na Copa.

Além disso, a Verdes Mares terá uma programação dedicada à competição nos dias dos jogos. O programa “Tá na Verdinha, tá na Copa” será exibido semanalmente até 15 de junho, um dia após o início da Copa e terá duração de 30 minutos. No quadro “Curiosidades da Copa”, haverá a veiculação de algumas curiosidades de outras Copas.

No quadro “Desenrolando a Língua”, terá um locutor falando palavras em russo e, logo em seguida, outro locutor irá traduzi-las para o português. Já durante a Copa, haverá o programa “Diário da Copa do Mundo”, onde Antero Neto e Paulo Oliveira irão repercutir diariamente sobre as partidas, assuntos, notícias e tudo mais relacionado à Copa. O quadro terá duração de cinco minutos e ocorrerá no programa de Paulo Oliveira.

- Rádio Sagres (GO)

A Sagres AM 730 de Goiânia é a única rádio do Centro-Oeste com os direitos de transmissão da Copa do Mundo. A emissora vai fazer a transmissão dos 64 jogos no Mundial com sete profissionais no país-sede da competição.

Uma das grandes novidades da Rádio Sagres para o Mundial é o narrador Everaldo Marques, que foi liberado pela ESPN Brasil - que não irá transmitir a Copa. Ele está na Rússia junto com Wendell Lira, vencedor do prêmio Puskas de gol mais bonito do mundo em 2015, que será um dos comentaristas da emissora na Copa.

Precursora como mulher comentarista no Brasil, a jornalista Monara Marques é outra representante da Rádio Sagres na Rússia. Os outros representantes da Rádio Sagres são os repórteres Thiago Rabelo, e Thiago Arantes e Rafael Bessa; e o responsável pela área técnica na cobertura, Adriano Herrero.

A emissora terá um escritório no Centro de Imprensa (IBC) na capital russa, onde a maior parte da equipe estará presente. Outras cidades também terão cobertura dos profissionais, como o caso de Sochhi, local escolhido para os treinamentos da Seleção Brasileira.

- Rádio Absoluta (RJ)

O radio esportivo de Campos dos Goytacazes, norte do Rio de Janeiro, também está garantido na Copa. A Rádio Absoluta 1470 AM adquiriu junto ao Grupo Globo, os direito de transmissão dos jogos do Mundial de Seleções, que acontecem em junho deste ano, na Rússia.

A equipe de esportes da emissora conta com nomes como Cacau Borges, André Freitas, Saulo Maciel, Sérgio Tinoco, Marcos Mendonça, Amaro Lírio, Watson Tavares, Wagner Luiz, Antônio Maia e Gabriel Gontijo.

Parte da equipe está na Rússia, onde vai cobrir os principais jogos in loco, principalmente as partidas da Seleção Brasileira
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.