Header Ads

Por causa da disputa pelos direitos de TV do Brasileirão, Clube dos 13 se "rachou"

Autor: Otto Rezende
Fonte: Ooops! 

Segundo documento, "a audiência dos jogos da quarta-feira
seria bem menor que a atual"
Em outubro do ano passado, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tomou a decisão de tirar da TV Globo a preferência pela renovação dos direitos dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014 (veja aqui a matéria).

A partir daí, o Clube dos 13 se "rachou" a respeito da venda de direitos de exibição dos jogos do Brasileiro à TV, que está bastante disputada e tensa. Foi vazado um documento que traz uma espécie de "diagnóstico" da situação sob as novas regras das vendas dos direitos, revelando preocupação por parte dos dirigentes com o rumo do futebol na TV aberta nos próximos anos.

De um lado está o grupo que defende que a venda dos direitos do Campeonato Brasileiro deverá ser feita à TV que fizer a maior proposta em termos financeiros. Esse grupo estaria mais alinhado com a Record, que, nos bastidores, especula-se que fará oferta irrecusável ao C13.

Do outro lado estão clubes mais alinhados com a Globo, que acreditam que há um risco muito grande de se tirar o futebol da Globo pura e simplesmente. Para esse grupo, a troca poderia afetar negativamente não só a audiência dos jogos, mas também a a publicidade em estádios e a venda de produtos ligados ao futebol.

Segundo o documento, "A audiência dos jogos da quarta-feira seria bem menor que a atual. Hoje uma partida durante a semana recebe com aproximadamente 40 pontos de audiência da novela das nove da Globo, enquanto o programa da Record entregaria na média de 10 pontos. Resumindo, 4 vezes menos".

Parte do C13 teme ainda, entre outras coisas, que a Globo poderia reduzir drasticamente a cobertura do campeonato brasileiro, substituir essa cobertura pela a da Liga dos Campeões da Europa - torneio que a Globo tomou da Record - e focar a transmissão e a cobertura da seleção brasileira, uma vez que a Copa de 2014 é da emissora carioca.

Na tentaviva de barrar o poder da Globo, há informações que a Record estaria em contato com emissários da Rede TV!, Band e SBT. Porém, a emissora da Barra Funda recusaria a proposta para que todos os canais possam exibir os jogos do Brasileirão. Essa tese é defendida por algumas cabeças do C13.

Leia também: Cartolas temem perda de patrocínio com possível aquisição da Record dos direitos do Brasileirão
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.