Header Ads

Emissoras, CBF e Clube dos 13 devem se explicar sobre disputa pelos direitos do Brasileirão no Senado

"O público merece uma explicação deste episódio", afirma a senadora Lídice da Mata (PSB-BA)

Nesta terça-feira (22/03), a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado vota o requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para que os envolvidos na polêmica concorrência participem de uma audiência pública sobre a licitação dos direitos de transmissão dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2014.

Ela quer convocar o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o líder do Clube dos 13, Fábio Koff, e representantes da Globo, Record e RedeTV!, que disputam a exibição do certame. "A intenção é discutir sobre a disputa dos direitos de transmissão dos jogos", disse Lídice

A parlamentar quer explicações sobre as negociações, que avançam nos bastidores e carecem de transparência. "É a tentativa de entender e ajudar a esclarecer, para a opinião pública e a população, o que está acontecendo; de que maneira o Congresso, como Parlamento, pode contribuir para que essas coisas se resolvam", afirma.

Ela justificou que, embora se trate de uma disputa comercial entre empresas, "tem interesse público, sim, da sociedade em acompanhar". E não quer que a polêmica aumente: "A ideia não é nem tumultuar, porque eu sei que tem aí uma CPI de (Anthony) Garotinho (deputado do PR-RJ) sobre Ricardo Teixeira, não é isso, não vai nessa direção", avisou Lídice.

Lídice da Mata resslta a importância para que o povo saiba de tudo o que acontece nas negociaões da transmissão do principal evento do futebol brasileiro. "É o esporte nacional, a preferência nacional, a paixão nacional. O Campeonato Nacional mobiliza milhões de pessoas e milhões de reais. Tem clubes saindo do Clube dos 13, o Flamengo e o Corinthians estão reivindicando que ganhem mais. O público merece uma explicação deste episódio, que envolve o principal campeonato do País", disse.

E como já foi especulado, a batalha pelo Brasileirão desemboca na Copa do Mundo de 2014. "Por exemplo, a respeito da discussão da retransmissão daqueles 3 minutos a que as outras emissoras têm direito e que a Globo não concorda, a própria Fifa acha que não deve ter", conta Lídice da Mata.

A proposta feita pela Globo ao Grêmio é um exemplo disso. O clube gaúcho assinou o contrato de cerca de R$ 53,5 milhões/ano com a emissora carioca para transmissão dos jogos do Brasileirão de 2012 a 2015 para ter sua nova arena na Copa do Mundo de 2014. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, pode substituir o Beira-Rio pela Arena Grêmio, como retaliação ao Internacional, que deu o aval à licitação do C13.


***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.