Header Ads

SBT confirma interesse pelo Brasileirão, mas critica modelo adotado pela Globo

Emissora confirma que recebeu sondagem da Globo, mas que não chegou a se tornar uma proposta oficial

Crédito: Divulgação

Desde quando a TV Bandeirantes anunciou o fim das transmissões do Campeonato Brasileiro, a Rede Globo está à procura de uma nova emissora parceira para dividir os direitos de transmissão do torneio.

O SBT, que foi uma das emissoras procuradas, confirmou o interesse em transmitir o Brasileiro. No entanto, segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, ela acredita que todo o modelo vigente de negociação dos direitos de transmissão entre clubes e emissoras precisa ser modificado para que possa a voltar a colocar partidas de futebol em sua grade.

Em ofício enviado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que investiga a disputa por direitos de transmissão, o SBT avalia que "o atual modelo não é sustentável" e se queixa do modelo de "exclusividade", segundo o qual apenas a Globo transmite as partidas de sua escolha, e pede regulação que defina as regras do sublicenciamento, permitindo ao sublicenciado "utilizar e explorar o conteúdo em igualdade de condições que detentor principal dos direitos". Essa condição esteve entre os motivos para o encerramento da parceria entre Globo e Band.

"O modelo de hoje não permite que novos 'players' participem. Em qualquer lugar do mundo, o sublicenciado tem os mesmos direitos do principal detentor", diz o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, confirmando que a emissora recebeu sondagem da Globo, mas que não chegou a se tornar uma proposta oficial.

O SBT também reclama que atualmente a negociação de direitos de TV é feita individualmente, entre clube e emissora, e defende que volte a entrar em vigor modelos como os de "Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra", relembrando o extinto Clube dos 13.

"Pegue o modelo da Liga dos Campeões. Há uma licitação com regras claras: os clubes apresentam requerimentos que atestam suas capacidades de transmissão, e depois passam à discussão de valores financeiros. É um processo aberto, com regras claras", explica Maciel. "No Brasil, isso não existe. Hoje, há um processo que gera renovação praticamente automática dos direitos. É um processo puro de renovação", completa.

O SBT exibiu torneios nacionais com frequência na década de 1990. A última competição de futebol que a emissora transmitiu foi a Copa Ouro em 2003. "O que afastou o SBT foram os altos custos de transmissão. Não é uma decisão simples [voltar a exibir eventos esportivos]. A gente pondera que perdeu a tradição no futebol", diz Maciel.

Ao Cade, o SBT diz que também pensa em "campeonatos das série inferiores, nas modalidades femininas, nas categorias de base", mas ressalta que "sem ter como ofertar esse conteúdo em um contexto maior, que contemple os grandes campeonatos, não há como prosperar".

Enquanto não consegue um acordo com outra emissora, a Globo está transmitindo sozinha os jogos do Brasileirão na TV aberta.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.