Header Ads

Morre aos 98 anos um dos mais antigos cronistas esportivos do Brasil

Presente na primeira equipe esportiva de rádio do Sergipe, José Eugênio de Jesus faleceu em Aracaju nesta sexta (3)

José Eugênio de Jesus (Foto: Arquivo/Adel Ribeiro)
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Morreu nesta sexta-feira (3), aos 98 anos de idade, José Eugênio de Jesus, um dos mais antigos cronistas esportivos do Brasil. Segundo o site Globoesporte.com, ele estava internado há um mês no hospital Primavera, em Aracaju, deu entrada com problema renal, mas o estado se agravou com uma pneumonia e acabou não resistindo.

"Consternado, acabo de receber a notícia do falecimento do grande comunicador José Eugênio de Jesus, o decano da imprensa sergipana. Meu histórico vizinho no Centro da cidade. Que Deus o acolha e conforte aos seus e, sobretudo, ao meu irmão Lucio Telles. O falecimento se deu às 11h15, no hospital Primavera, em decorrência de insuficiência respiratória provocada por pneumonia. O velório ocorrerá no cemitério Colina da Saudade, a partir das 15 horas (desta sexta), e o sepultamento previsto para a manhã de sábado", publicou em rede social o jornalista Hugo Sidney Brandão.

O velório está ocorrendo no cemitério Colina da Saudade desde às 15 horas, e o sepultamento será na manhã de sábado, a previsão é que comece às 10 horas. A Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS) decretou luto de três dias, assim como a Federação Sergipana de Futebol (FSF) e o Sindicato dos Jornalistas, o Sindijor.

Trajetória

"Zé" Eugênio, como também era conhecido, participou da primeira equipe esportiva de rádio no estado de Sergipe. Em 1939, com o surgimento da Rádio Difusora 630 AM - hoje Rádio Aperipê – a primeira emissora sergipana, foi criado o primeiro Departamento de Esportes, que teve como chefe Alfredo Gomes, primeiro narrador esportivo do Estado. Integraram a equipe também Carlos Nagib e, depois, José Eugênio de Jesus.

Ele também foi gráfico no jornal Diário da Manhã, depois passou pelo Sergipe Jornal, pelo jornal "A Cruzada", foi colaborador da Gazeta de Sergipe, além de ter criado e atuado como diretor da Gazeta dos Esportes. Vale lembrar que ele foi presidente da Associação dos Cronistas de Sergipe (ACDS) e presidente de honra da Associação Sergipana de Imprensa (ASI). Como se não bastasse, José Eugênio de Jesus fundou o Sindicato dos Gráficos de Sergipe, o Sindicato dos Jornalistas de Aracaju e o Sindicato dos Radialistas de Sergipe.

Em 2007, durante a abertura da trigésima terceira edição do Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, José Eugênio, que tinha na época 88 anos, foi homenageado pelos 70 anos dedicados ao rádio. Ele também foi gráfico, linotipista, professor e, já aposentado, virou escritor.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.