Header Ads

Jogos da Seleção despertam interesse de outras emissoras da TV aberta além da Globo

CBF vai negociar 37 partidas dentro do pacote de 2017 a 2022 sendo nove jogos das eliminatórias da Copa do Mundo e 28 amistosos

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

No meio deste mês de agosto a CBF deu início ao processo de concorrência para os direitos de jogos da Seleção Brasileira para os próximos quatro anos. E, de acordo com o blog de Rodrigo Mattos, do 'UOL', há interesse de outras emissoras de TV aberta além da Globo, e também dos canais esportivos de TV fechada.

No caso da TV aberta, a Globo é obviamente a favorita para ficar com os direitos. Já na TV fechada, a promessa é de uma concorrência mais acirrada pois a maioria dos canais a cabo manifestou interesse nos jogos da seleção. Importante lembrar que três deles têm multinacionais por trás, Fox Sports, Esporte Interativo e ESPN, e o outro pertence à Globo, SporTV.

A confederação vai negociar 37 partidas dentro do pacote de 2017 a 2022 sendo nove jogos das eliminatórias da Copa do Mundo e 28 amistosos. Porém, há a possibilidade desse número subir para 41 jogos até o formato final. A Globo considera prioritário esse pacote para a sua grade esportiva.

A agência Synergy Football foi a empresa contratada pela CBF para tocar o processo de concorrência. Em seus quadros está Patrick Murphy, que organizava o mesmo tipo de disputa para a UEFA na Liga dos Campeões. Na sexta-feira (1º), a confederação fará um anúncio com o edital da disputa pelos direitos, ou seja, oficializa o processo.

Ainda não está definido o formato das Eliminatórias Sul-Americana para a Copa de 2022 com o aumento do número de vagas. Mas o pacote montado pela CBF indica que haverá os mesmos nove jogos em casa para oferecer. Na competição da Conmebol, a seleção mandante tem os direitos sobre seus jogos, diferente do Campeonato Brasileiro, por exemplo, onde uma emissora precisa ter contrato com os clubes mandantes e visitantes para poder transmitir os jogos.

Já em relação aos valores, a tendência é de aumento significativo do montante nesta nova concorrência, ainda mais que a seleção é prioritária para a Globo. Em seu contrato antigo, a CBF cobrava da emissora carioca em torno de US$ 2 milhões em média por jogo da seleção. Isso significaria que, mantido o preço, essas partidas valeriam R$ 227 milhões.

A Synergy consultou empresas de TV aberta, fechada, operadoras de telefonia, e empresas digitais como o Facebook para estabelecer um empacotamento dos direitos dos jogos da seleção. O modelo utilizado será o que puder render mais dinheiro para a CBF. A fórmula final será definida nos próximos dias.

A expectativa é de que a concorrência seja concluída até o final de setembro, embora não tenha uma data fechada. A CBF não quis comentar sobre o assunto.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.