Header Ads

SBT cancela Raul Gil para cobertura da final da Champions League

A emissão cancelou seus programas de sábado por conta da final da Champions League. Veja mais detalhes sobre a cobertura do jogo


O SBT anunciou na última terça-feira (17/05), por meio de chamadas entre a sua programação, que a final da Champions League contará com uma cobertura pré-jogo, de modo que o programa Raul Gil será cancelado no sábado da partida, 28/05. A grande decisão será disputada entre Real Madrid e Liverpool no Stade de France, em Paris.

Embora a partida comece apenas às 16h, horário de Brasília, a emissora preparou uma cobertura especial, contando com o crescimento na audiência para a final. Dessa forma, seu pré-jogo se iniciará às 14h15, com uma equipe que trará as primeiras informações sobre os times.

Os narradores Téo José e Luiz Alano, responsáveis pela transmissão da Libertadores no SBT, também anunciaram a mudança excepcional de programação no dia da partida.

É a primeira vez que a emissora opta por priorizar o pré-jogo. Nas duas finais de competições da América do Sul exibidas pela televisão, o Programa Raul Gil, que, geralmente, está escalado para o horário dos jogos, foi encurtado, passando das 14h15 às 15h30.

Contudo, para a final da Champions League, o SBT deu prioridade para a cobertura completa. 

A emissora possui os direitos de transmissão do campeonato dentre as TVs abertas. Enquanto isso, torcedores com assinatura para canais fechados podem acompanhar a programação da TNT, que inicia sua cobertura às 13h no dia da partida, com um time de narradores, comentaristas e correspondentes falando sobre o jogo.


SBT espera aumento na audiência para a final da Champions League


A escolha de cancelar a programação no sábado foi tomada visando um aumento na audiência, por conta do grande jogo da Liga dos Campeões. Com a transmissão, o SBT espera bater os líderes entre as televisões abertas durante o sábado.

Os últimos jogos da Champions registraram bons números para o canal aberto e fechado.

Nas semifinais, a virada do Real Madrid sobre o Manchester City fez com que a TNT Sports alcançasse o topo da audiência da TV paga no Brasil, um novo recorde para a emissora.

De acordo com números do Kantar Ibope Media, a partida Real Madrid x Manchester City foi a segunda maior audiência da TV paga no ano entre os domicílios, com 8,45 pontos. Além disso, a partida também teve a maior audiência da TV paga no ano entre pessoas de 18 a 49 anos, e homens maiores de 18 anos, com 3,91 e 5,69 pontos, respectivamente.

Com esses números, as emissoras apostam em uma cobertura completa, e não apenas quanto a transmissão do jogo que acontecerá em Paris.


Espectadores também esperam ver evento de abertura


A opção de estender a programação pré-jogo é influenciada pelas expectativas dos torcedores, que desejam acompanhar os momentos anteriores à partida, especialmente o evento de abertura.

O evento é um dos mais aguardados pelos espectadores, principalmente por conta do hino da Champions League, que marca o jogo final. Muito além de uma canção estimada por torcedores e jogadores, o efeito da música marca todos que esperam pela partida.

E não apenas as equipes que irão disputar o título, mas também outros jogadores e admiradores do campeonato.

“Quando você entra, você se forma ali e começa a tocar o hino da Champions League, aquilo arrepia qualquer um”, opinou o zagueiro brasileiro Thiago Silva à Uefa, que já viveu a Champions League por Milan, PSG e Chelsea, como aponta o blog de palpites de futebol Betway Insider em sua matéria sobre o tema.

E esse sentimento não é apenas algo apenas da geração anterior. O atacante Erling Braut Haaland, por exemplo, se tornou uma estrela da competição aos 21 anos, e utiliza o hino da final da Champions League como despertador. “Acordo com ele todos os dias. É a última música que eu vou me cansar. Sempre tenho um começo perfeito do dia”, conta.


Efeito é perceptível em torcedores e jogadores


Para especialistas, o efeito causado proporciona um sentimento de pertencimento a quem escuta o hino.

“Nesse caso, quando a gente traz a música da Champions League para esses atletas, deve ter uma sensação de pertencimento muito grande. ‘Eu jogo a competição de clubes mais importante’, que é a competição europeia de clubes. Então, com certeza para eles, ouvir essa música ali na hora do campo ou mesmo antes do jogo gera aquela sensação de desempenhar, de estar envolvido, aquela sensação de fazer o melhor e entregar o melhor para o clube ou para o torcedor ou para a cidade, já que os clubes têm uma relação com a cidade onde são sediados”, defende o professor Marcelo da Silva Marques, doutorando da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), para o time da Betway, casa de aposta online.

Além disso, a música causa efeitos para além dos atletas. Para Marques, o estímulo pode se estender até mesmo para amadores ou pessoas que queiram começar a praticar exercícios. Por isso a abertura se torna tão envolvente, e é admirada por todos os espectadores.

Assim, é possível esperar uma cobertura completa por parte dos canais de transmissão, desde a preparação dos times, até o encerramento da grande final da Champions League.


***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.