Header Ads

Futebol europeu na TV: saiba de quem são os direitos das principais competições

ESPN Brasil e Fox Sports irão dividir os Campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano e Alemão, enquanto o Esporte Interativo terá a Liga dos Campeões. Veja nosso guia completo

ESPN Brasil e Fox Sports irão dividir os Campeonatos Inglês, Espanhol, Italiano e Alemão, enquanto o Esporte Interativo terá a Liga dos Campeões. Veja nosso guia completo

Reprodução / Internet

A partir deste final de semana, alguns dos principais campeonatos de futebol da Europa começam, e algumas mudanças ocorreram em relação aos direitos de transmissão dessas competições no Brasil.

Por isso, o Portal Mídia Esporte traz um guia mais completo sobre quem vai passar o que do futebol europeu na TV brasileira nesta temporada. Algumas informações foram fornecidas pela Folha de S. Paulo e pelo site Trivela, mas também trouxemos algumas 'quentinhas'. Confira:

UEFA Champions League

O Esporte Interativo adquiriu os direitos exclusivos para a TV fechada das temporadas 2015/16, 2016/17 e 2017/18, e irá exibir os jogos nos canais EI Max e EI Nordeste, além de ter garantido a transmissão de todas as partidas no EI Plus, plataforma online do canal.

A Rede Globo continua com os direitos de TV aberta, e sublicenciará os jogos à Bandeirantes. A Globo vai exibir os jogos a partir das fases finais, enquanto a Band mostra a competição desde a primeira fase (a Globo exibe os jogos da Band no site Globoesporte.com). Ambas as emissoras podem mostrar dois jogos por rodada (um na terça e outro na quarta-feira), mas só podem mostrar as duas datas apenas sete semanas por temporada. Nas outras nove, precisam escolher apenas uma.

Esporte Interativo (TV fechada) e Band (TV aberta) também transmitirão as próximas três edições da Supercopa da Europa, que reúne os campeões da Champions e da Europa League.

UEFA Europa League

O Esporte Interativo continua com os direitos de TV aberta, exibindo dois jogos por rodada. A ESPN Brasil adquiriu os direitos para TV fechada e internet, e sublicenciou para o Fox Sports. A divisão dos jogos será no mesmo estilo dos outros campeonatos que as duas emissoras compartilham.

Entenda a divisão de jogos entre ESPN e Fox Sports
A cada rodada, um dos canais tem as escolhas 1, 4, 5, 7 e 9, e a outra, 2, 3, 6, 8 e 10. Na rodada seguinte, a prioridade de escolha se inverte. Ou seja, quem tem a primeira escolha leva o principal jogo da rodada. O outro escolhe o segundo, e assim sucessivamente.

Campeonato Inglês

ESPN Brasil e Fox Sports transmitirão a temporada 2015/16, com a divisão dos jogos no mesmo estilo de todas as competições que os dois canais compartilham. Os dois canais disputarão com o Esporte Interativo a renovação dos direitos da Inglês. A ESPN Brasil ainda possui os direitos exclusivos da Copa da Inglaterra, da Copa da Liga Inglesa, da 2ª divisão inglesa e da Supercopa da Inglaterra até a temporada 2017/18.

Campeonato Espanhol

A ESPN Brasil renovou os direitos por cinco temporadas (de 2015/16 até 2019/20), e os sublicenciou ao Fox Sports. A divisão também é do mesmo modelo do Inglês e das outras competições. O canal da Disney ainda tem os direitos exclusivos da Copa do Rei e da Supercopa da Espanha. ESPN e Fox Sports também dividiram os direitos da Liga Adelante, a segunda divisão do Espanhol.

Campeonato Alemão

O Fox Sports adquiriu os direitos por cinco temporadas (de 2015/16 até 2019/20), e os sublicenciou à ESPN Brasil. Assim como no Inglês e Espanhol, a divisão dos jogos segue o mesmo modelo. O canal da família Murdoch transmitiu com exclusividade a Supercopa da Alemanha de 2015, e dividirá com a ESPN as edições de 2016 e 2017. A Copa da Alemanha é exclusiva da ESPN.

Campeonato Italiano

O Fox Sports também renovou os direitos do Italiano até a temporada 2017/18, e também renovou o acordo de sublicenciamento também com a ESPN Brasil, fechado no meio da temporada passada. A divisão também segue o modelo do Inglês. A ESPN informou com exclusividade ao Portal Mídia Esporte que ainda está negociando a renovação da Copa da Itália.

Campeonato Francês

O SporTV detém os direitos, e os sublicencia à ESPN Brasil. As duas emissoras transmitem os mesmos jogos, mas o canal da Globosat tem direito à exclusividade da partida principal da rodada. O SporTV possui os direitos exclusivos da Copa da Liga Francesa e divide com o Esporte Interativo a Copa da França.

Campeonato Português

O SporTV também possui os direitos do Português, e cede o direito de escolha de um jogo por rodada à ESPN Brasil. O canal da Globosat ainda possui os direitos exclusivos da Taça de Portugal.

Outras ligas

O Fox Sports transmite os Campeonatos Belga e Escocês a partir desta temporada. O Holandês segue exclusivo da ESPN Brasil, que deixa de exibir os Campeonatos Grego, Russo e Ucraniano. O canal da Disney ainda deve exibir alguns jogos do Campeonato Turco.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece nos bastidores da mídia esportiva em tempo real? Então curta nossas páginas no Facebook (facebook.com/midiaesporte) e Twitter (twitter.com/midiaesporte).
Tecnologia do Blogger.