Header Ads

Após 21 anos, José Trajano é dispensado pela ESPN Brasil

Emissora anunciou a demissão do jornalista através de comunicado

Reprodução/ESPN

Um dos principais nomes da ESPN Brasil, o jornalista José Trajano teve o seu contrato rescindido pelo canal na manhã da última sexta-feira (30).

VEJA TAMBÉM

"Me arrependo", diz Fernando Vanucci sobre saída da Globo

De acordo com o site UOL, a emissora anunciou a demissão de Trajano através de comunicado divulgado em seu site. ''A ESPN rescinde contrato com José Trajano. José Trajano teve papel fundamental na construção da ESPN no Brasil. Agradecemos suas contribuições e desejamos boa sorte nesta nova fase''.

O diretor geral da ESPN no Brasil, German Hartenstein, acredita que a saída do profissional fez parte de um processo natural e ainda teceu vários elogios ao jornalista. “O Trajano é um profissional há muitos anos na ESPN, são 21 anos de história. Ele teve uma atuação fundamental no crescimento da empresa, é um dos grandes responsáveis pelo canal estar onde está. A gente teve, ao longo dos anos, uma história muito rica, só tenho a agradecer pelo trabalho que ele fez. Assim como acontece com a carreira de muitos executivos, chega o momento em que não contamos mais com o apoio do Trajano. No meu balanço, o saldo é muito, muito positivo”, disse.

''A questão dele foi: por um período muito longo, 17 anos, ele acumulou a função executiva e jornalística. Aparecia nos programas, dirigia, cuidava da produção, programação, e era uma das grandes estrelas do nosso elenco. Houve uma segunda etapa em que ele deixou de ser executivo e passou a ser um talento, um comentarista, membro principalmente do Linha de Passe. Era uma voz forte na ESPN, teve uma fase maior e uma fase menor. Nos últimos meses, passou por uma transição até o fim do contrato'', complementou.

''Gostaria de ressaltar o quanto a empresa é grata ao Trajano, a maneira respeitosa e carinhosa como sempre tratou o Trajano. Nesse momento não foi diferente, foi com muita dignidade. O Trajano sempre considerou a ESPN sua segunda casa'', completou.

José Trajano foi um dos fundadores da ESPN Brasil, em 1995, ainda como TVA Esportes. Ele trabalhou como diretor de jornalismo do canal até 2011, quando foi substituído por João Palomino. Atualmente era comentarista, especialmente do programa "Linha de Passe".

Antes da ESPN Brasil, Trajano começou a carreira no jornalismo impresso, no ''Jornal do Brasil'', publicação já extinta. Trabalhou no Correio da Manhã e foi editor do Jornal dos Sports, seu início numa função executiva. Ele também teve passagem pela TV Cultura, comentando futebol e como debatedor da mesa redonda ''Cartão Verde''.

Surpresa

Em entrevista ao UOL, José Trajano disse ter ficado surpreso com a notícia e não esconde a tristeza após tantos anos de dedicação ao canal. Ele ainda acredita que seu posicionamento político acabou influenciando a decisão.

''Estou meio assim chocado, ninguém trabalha por tantos anos tendo fundado o canal, recebe um bilhete azul e fica tranquilo. Mas tenho recebido tanto conforto, que isso está me envaidecendo, mostra um trabalho bem feito, formador de muita gente. Eu levo o orgulho de ter feito o canal''.

Trajano ficou chateado pela forma como aconteceu a demissão em uma breve reunião. Ele diz que a presidência do canal justificou a saída como contenção de despesas, mas considera estranha a decisão diante do atual cenário político do país.

''Eu acho um pouco estranho nesse momento conturbado do país. Já me chamaram algumas vezes dizendo que seria melhor não falar nada de política. Eu sempre fui envolvido e nunca escondi as minhas preferências políticas. Achavam que pelo fato de eu ser um ‘talent’, onde eu estivesse eu estaria representando o canal'', disse.

''Houve um documento entregue no mês passado dizendo que havia uma norma da empresa que era de não se manifestar politicamente, disseram que era uma norma que veio dos Estados Unidos. Eu não assinei''.

Apesar da tristeza de deixar a ESPN, Trajano está satisfeito com as várias manifestações de carinho que recebeu tanto de amigos quanto de uma geração de telespectadores que acompanhou o crescimento da ESPN.

''Um dia as coisas sempre acabam. O bom é que eu saio com o apoio de amigos queridos que ficaram chocados, do fã do esporte, de uma geração inteira que cresceu ali dentro e que hoje já têm filhos, ali já foi uma família. Tem muitas pessoas me ligando, gente que eu nem conheço, dizendo que fez jornalismo por minha causa. Isso me deixa feliz''.

Procurada, a ESPN negou que as manifestações políticas de Trajano tenham tido qualquer influência na rescisão do contrato. ''A ESPN sempre respeitou a posição política de todos os seus funcionários. Lamentamos que José Trajano não reconheça a nossa posição, sempre baseada em nossos valores de credibilidade, isenção e liberdade de expressão'', disse a emissora, em comunicado.

Colegas lamentam saída de Trajano

Juca Kfouri, companheiro de José Trajano de jornalismo e amigo pessoal do comentarista, escreveu em seu blog sobre o amigo. ''Cabe-me dizer a todos que o admiram, como eu, que o Zé está vivíssimo e que não lhe faltam nem projetos nem ganas para realizá-los''.

Já o repórter André Plihal deixou uma mensagem para o amigo em seu Twitter. ''Trajano sempre estará comigo. Simplesmente por ''ter'' muito do Trajano. Nunca faltei tanto c/a modéstia. Poucas x fui tão verdadeiro'', escreveu.

João Palomino, diretor de jornalismo da ESPN Brasil, revelou em entrevista ao colunista Flávio Ricco que a saída do Trajano, embora dolorosa para todos que lá trabalham, deve ser vista como um fato natural na vida das grandes corporações.

"O Trajano é um profissional fora da curva, genial em tudo que faz e um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro. Uma referência de muitos anos na vida da ESPN. Competente, é responsável por tudo que a emissora construiu desde ao longo de todo esse tempo. É um profissional que vai fazer muito falta ao nosso trabalho."
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.