Header Ads

5 CURIOSIDADES SOBRE O JOGO DE TÊNIS



O Brasil é o país do futebol, mas também há espaço para outras modalidades e volta meia algum brasileiro se destaca em outro esporte. Foi o caso do Ayrton Senna nas corridas de Fórmula 1; Cesar Cielo na natação; Cristiano Ronaldo que, além do futebol, também é um jogador de cassino de Las Vegas, algo que pode ser visto no NetBet aqui no Brasil (visite o site) e Gustavo Kuerten nos jogos de tênis. Pensando neste último, decidimos selecionar algumas curiosidades bem interessantes sobre a modalidade.

1 - O SAQUE MAIS RÁPIDO JÁ REGISTRADO

A Associação dos Tenistas Profissionais considera que o saque mais rápido já registrado é o do australiano Samuel Groth, que em 2012 conseguiu com que a bola atingisse a velocidade de 263 quilômetros por hora durante um torneio em Busan, na Coreia do Sul.

Já no lado feminino, a alemã Sabine Lisicki conseguiu sacar uma bolinha de tênis a 211 quilômetros por hora em um Torneio de Stanford, nos Estados Unidos, em 2014.

2 - O JOGO DE TÊNIS COM MAIOR DURAÇÃO

A partida mais longa já registrada durou impressionantes 11 horas e ocorreu ao longo de três dias. O jogo foi disputado entre o americano John Isner e o francês Nicolas Mahut na quadra 18 do All England Lawn Tennis and Croqued Lub, em Londres, na Inglaterra. A vitória ficou por conta de Isner, que venceu no quinto set com o placar de 70 a 68.

3 - O DE MENOR DURAÇÃO

No outro extremo, a menor partida da história durou 28 minutos e foi entre Jarkko Nieminem, da Finlândia, e Bernard Tomic, da Austrália. Quem levou a melhor foi o finlandês.

4 - GEMIDO MAIS ALTO

A tenista Maria Sharapova, da Rússia, dá gritos com média de 100 decibéis ao sacar ou
rebater uma bola. Isso equivale a um barulho de um pequeno avião em estado de pouso.

Por causa de Sharapova, o conceituado árbitro Alan Mills, superior dos juízes do torneio de Wimbledon, disse ao jornal Sunday times em 2005 que os tenistas deveriam parar de gemer durante as partidas. Para ele, os ruídos atrapalham os jogadores silenciosos e também
incomoda boa parte do público

5 - PRIMEIRO OURO FEMININO NAS OLIMPÍADAS

A primeira mulher que conseguiu conquistar a medalha de ouro nas olimpíadas foi Charlotte Cooper, ao vencer um torneio de tênis no ano de 1900, já que este foi o primeiro ano em que as mulheres participaram das competições.



6 - UM POUCO DE HISTÓRIA

O jogo de tênis como conhecemos hoje se iniciou oficialmente na Inglaterra durante o século XIX, sendo que o torneio mais antigo do mundo data de Wimbledon, em Londres, de 1877, sendo que este está ativo até hoje. Em 21 de Maio de 1881, a United States National
Lawn Tennis Association foi fundada com o objetivo de padronizar regras e organizar competições.

Há menções ao jogo de tênis ocorreu no fim da Idade Média, sendo que a história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda também faz referência ao esporte já que o Sir Gawain joga uma partida contra um grupo de 17 gigantes no romance The Turke and Gowin.

Além disso, durante o século XII e XIII, surgiu na França o jogo “jeu de paume” (Jogo de Palma) que é considerado o predecessor do tênis, já que ele tinha a mesma proposta, mas as bolas eram sacadas com as mãos e não com uma raquete. Estas últimas vieram apenas em 1555, tinha um metro e meio de comprimento e eram feitas de madeira com revestimento de pele de carneiro.

7 - PINGUE PONGUE

Também conhecido como tênis de mesa, o esporte surgiu também na Inglaterra durante o século XIX porque havia um desejo das pessoas praticarem o jogo de tênis em ambientes fechados. Para solucionar o problema, eles diminuíram o tamanho da mesa e, em seus primórdios, uma fileira de livros era usada como rede e às vezes a rolha de uma garrafa de vinho era a bola, enquanto a caixa de charutos era uma raquete.

Sua popularidade acabou virando “coisa séria” e hoje em dia há torneios e grandes campeonatos. Empresas de brinquedos começaram a fabricar produtos para Tênis de mesa comercialmente. Curiosamente, o nome pingue pongue veio porque as raquetes antigas eram barulhentas e quando batiam na bola faziam um som que parecia ser “pingue” ou “pongue”.

Já no Brasil, ele chegou pela primeira vez em 1905 com a chegada de imigrantes ingleses e, no ano de 1912, foi disputado o primeiro campeonato dividido em equipes na cidade de São Paulo.

8 - BRINCADEIRA QUE VIRA ALGO SÉRIO

No ano de 1900, o tenista americano Dwight Fille Davis estava insatisfeito em ganhar apenas os torneios locais e convocou tenistas de outros países para disputar um torneio.

Nesse contexto, ele mandou fazer uma taça de prata e inventou, de modo independente o “Campeonato INternacional de Tênis”, sendo o primeiro da história que se tem conhecimento. Por essa razão, a taça, que existe até os dias de hoje, tem o nome de seu criador.
***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.