Header Ads

O casal de poker e xadrez

O esporte evolui ao longo do tempo, dando origem a novas disciplinas que respondem às preocupações da sociedade do momento, e é evidente que os esportes praticados no início do século 20 não eram iguais aos praticados na Idade Média. Há muito que se observa uma mudança a nível disciplinar no panorama desportivo, cujo objetivo não é outro senão adaptar-se aos novos tempos. É, por exemplo, o caso dos chamados e-Sports ou esportes eletrônicos, que nos últimos anos surgiram com força. E nesse sentido, tanto os e-Sports quanto o xadrez compartilham uma característica em comum, e é que nenhuma das duas disciplinas exige esforço físico do jogador. Isso faz com que muitos continuem afirmando que não podem ser considerados esportes porque ainda prevalece na sociedade a ideia de que todo esporte está vinculado a uma atividade que exige a movimentação do sujeito. Mas embora os e-Sports ainda estejam lutando para serem reconhecidos como apenas mais uma prática esportiva, o xadrez manteve o título de esporte mental por anos. Junto com ele também anda de mãos dadas o poker como jogar poker online. Há semelhanças entre os dois esportes, e também jogadores que triunfaram não apenas em uma, mas em ambas disciplinas.




Grandes nos dois jogos


Um magnífico exemplo de como um jogador de xadrez pode se tornar um grande jogador de poker é Leo Fernández. Nascido em 13 de abril de 1973 em Buenos Aires, sua formação principalmente no que diz respeito ao estudo dos adversários, a necessidade de estabelecer uma estratégia de jogo anterior que se modifica a cada movimento e a gestão das emoções durante o jogo, foi fundamental para que esta transição fosse bem sucedida. Seu talento logo chamou a atenção dos profissionais de seu país e foi assim que passou a fazer parte do Clube de Xadrez Argentino. Ser membro desta organização permitiu-lhe conhecer Sérgio Gelabert, que o apresentou ao mundo do gamão. A partir desse momento, Fernández abandonou as 64 praças para se dedicar totalmente a esta nova disciplina na qual passou a vencer alguns dos torneios mais importantes do mundo. Com o passar dos anos, ele acabaria entrando em contato com outra disciplina na qual a estratégia e o raciocínio mental são a base do sucesso: o poker. 


Perseverar e prevalecer


Leo perdeu muitos torneios importantes que o fizeram repensar sua carreira, mas sua tenacidade e seu conhecimento prévio em esportes mentais o levaram a se tornar a estrela mundial do poker que é hoje. Tanto que passou a fazer parte da equipe PokerStars, uma das salas de poker mais importantes do mundo. E mesmo que não pense em retornar às disciplinas que o viram crescer como jogador, sim afirma ter encontrado seu esporte ideal no poker. Embora o caso particular do jogador argentino chame a atenção pela diversidade de disciplinas nas quais se destacou, não é o único que a gente pode encontrar. O canadense Jeff Sarwer se tornou um fenômeno no mundo do xadrez em seu país natal desde muito jovem e, depois de vários anos desaparecido da esfera pública, ele voltou ao mundo do esporte de mãos dadas com o poker. O Grande Mestre Magnus Carlsen, por sua vez, também deu seus primeiros passos nos tatames online, enquanto o russo Alexander Grischuk já participou de vários torneios profissionais com bons resultados. Fica claro que o poker e o xadrez são verdadeiramente bons amigos. 


***

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Facebook (facebook.com/midiaesporte)
- Twitter (twitter.com/midiaesporte)
- Instagram (instagram.com/midiaesporte)
- Telegram (t.me/midiaesporte)
- Google Notícias (CLIQUE AQUI PARA SEGUIR)

Quer anunciar no Portal Mídia Esporte? Entre em contato com a nossa equipe no email midiaesporte@gmail.com e solicite uma proposta.





Tecnologia do Blogger.